4 Dicas fundamentais para começar uma lanchonete de sucesso - Sennda Software

Agendar certificado digital

Blog

4 Dicas fundamentais para começar uma lanchonete de sucesso


lanchonete de sucesso

04maio2020


Ter uma lanchonete de sucesso pode ser o sonho de diversos empreendedores, e para isso separamos algumas dicas que podem te ajudar nessa jornada.

Tudo começa com um bom planejamento e um objetivo focado, porque no setor alimentício, a perda do foco pode trazer um grande atraso para a vida do empreendedor, por isso, saiba exatamente o que quer fazer e onde pretende chegar, e assim é possível alcançar seus objetivos.

 

1 – Conheça seu público

Esse é o primeiro ponto para qualquer empreendimento de sucesso.

Ter sempre em mente o público que você pretende alcançar com seu negócio, facilita a sua vida e te ajuda a saber o que vai vender mais e o que não vale a pena o investimento.

Para isso existem diversas ferramentas que podem te ajudar a planejar e conhecer melhor os seus possíveis clientes.

Não tenha preguiça, faça pesquisas, analise os concorrentes, tenha em mente que definir quem atingir é um fato crucial para saber como atingir as pessoas certas.

O que muitos empreendedores acabam cometendo é o erro de não identificar o público para seu negócio, perder dinheiro por não conseguir falar adequadamente com seus clientes.

Para começar separe algumas características principais:

  • Idade
  • Modo de vida
  • Renda (sim, isso é uma das principais coisas que você deve pensar)
  • Hobbies e interesses
  • Onde moram
  • O que fazem nas horas vagas

 

A partir dessas características trace um perfil de pessoa e uma linguagem que mais se adeque a esse público, por exemplo: Usa quais redes sociais? Tem uma linguagem mais formal ou mais informal? Assiste que tipo de conteúdo na internet?

Então, desde a linguagem que a sua empresa vai apresentar, até as cores que a sua empresa vai ter na identidade visual, tudo depende primeiramente da definição do público que você quer alcançar.

Você vai ver como a sua vida vai ser facilitada quando você fizer isso.

Claro que no caminho você vai alcançar pessoas que não estão dentro do seu público alvo, mas esses são bônus que você vai conseguir pelo caminho, o foco sempre será seu potencial cliente.

Com isso você vai identificar como vender melhor, se um Delivery atende melhor esse cliente, ou se ele prefere sair de casa e ir até seu negócio e aproveitar a noite com os amigos.

Imagina a decepção de um empreendedor criar um ambiente incrível na sua loja e perceber que seus clientes tem preferencia por drive-thru ou pedir em casa?

Além dos gastos que ele teve para montar uma loja, ele provavelmente investiu em colaboradores que não eram adequados, o que também representa muitos gastos para a empresa.

 

2 – Tenha foco, mas saiba flexibilizar seu produto

Depois de identificado o que você vai servir e para quem vai servir, entenda que para algumas empresas a variedade é fundamental, mas dependendo do seu objetivo é melhor ser especialista em uma coisa, do que fazer várias de maneira mediana.

Se seu forte é lanches rápidos, como salgados, hambúrgueres, tortas… Tenha em mente sempre que seus principais produtos serão a sua cara.

As pessoas vão procurar seu estabelecimento porque tem aquele salgado que é “o melhor que ela já comeu” ou ainda vão pedir aquele hambúrguer que tem tudo o que ela mais gosta.

Você consegue imaginar uma loja que tenha no cardápio: salgados, cachorro quente, hambúrguer, caldo, comida congelada, pizza, lasanha, salgadinhos para festa, bolo….

O que essa empresa vende a final das contas?

Qual o seu “carro chefe”? Foque nele e siga com as modificações que podem tornar aquele produto único e que faça com que as pessoas voltem mais vezes para comprar a mesma coisa.

 

3 – Use a tecnologia a seu favor

Não adianta achar que por estar começando agora, ou estar a tanto tempo com o mesmo formato de empresa que isso será suficiente para passar por qualquer coisa que sua empresa vai enfrentar pelo caminho.

Vivemos um momento de incertezas e quem já tinha percebido que a tecnologia era fundamental acabou saindo na frente e vendendo mais quando o cenário do mundo mudou.

Seja as formas mais simples de tecnologia, como o uso das redes sociais para divulgação de sua loja ou produtos, até o uso de sistemas que te ajudem a fazer um controle de vendas adequado para agilizar as suas vendas e facilitar a sua vida a longo prazo.

Todas são medidas que precisam ser tomadas no começo de qualquer abertura ou expansão de loja.

A forma com que você apresenta a sua empresa e como trabalha além de ditar o ritmo e a agilidade com que sua empresa atende aos pedidos, e consequentemente está ligada a satisfação do seu cliente.

 

4 – Uma lanchonete de sucesso é reconhecida pelo seu excelente atendimento

Não adianta você ter todo o potencial do mundo para crescer e alcançar o sucesso, se para cada 5 clientes que compram com você 3 voltam para reclamar do atendimento.

Entenda que as pessoas não compram apenas produtos e serviços, elas compram experiências também!

Por isso, invista em treinamento para sua equipe, estimule seus colaboradores a serem simpáticos e procure pessoas para trabalhar com você que tenham a cara da empresa.

Imagina uma empresa que venda produtos exclusivos e de alta qualidade, e essa empresa contrata um colaborador que não tem uma linguagem adequada para falar com seus clientes, sendo completamente informal, por exemplo.

Pode ser que esse cliente não se considere bem atendido, apenas por não conseguir se comunicar corretamente com o estabelecimento.

Agora imagina uma loja que tem uma cara mais jovem, que seus atendentes tem uma linguagem atual, moderna e divertida. Você entende que a comunicação será muito mais simples e fácil entre a sua empresa e seus clientes?

Não precisa sair por ai contratando apenas pessoas que tenham exclusivamente o perfil certo para cada coisa, mas entenda que as pessoas certas nas funções adequadas são fundamentais para o seu sucesso.

 

Vamos continuar falando sobre esse assunto ainda em outros artigos por aqui, então fique atento, e siga nossas redes sociais para ficar por dentro de todo o conteúdo que postamos por aqui.

Tem alguma dica que te ajudou nesse inicio de negócio? Deixa aqui nos comentários que vamos ter um grande prazer em saber, e quem sabe essa dica não entra no nosso próximo artigo!