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5 dicas para escolher um negócio ideal para você


15ago2019


Empreender é algo que ainda assusta algumas pessoas. Mas se você sente que ser funcionário de alguém é mais pesaroso do que correr os riscos e alcançar sucesso sozinho talvez essa seja uma boa alternativa para você.

Apostar em um novo negócio nem sempre é tão simples para algumas pessoas, e essa dificuldade começa na escolha do tipo de negócio em que vai se dedicar.

Mas fique tranquilo, separamos aqui 5 dicas para te auxiliar na escolha de um novo negócio.

 

1 – Definir o ramo de atividade

Existe uma frase que diz “Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.” Mas no mundo dos negócios esse tipo de atitude pode ser o primeiro passo para o fracasso.

Saber o que se quer fazer é muito importante e para isso você pode pensar em algumas caracteristicas pessoas como:

  • Você gosta de alguma atividade?
  • Tem algum conhecimento técnico sobre ela?
  • Tem disposição para aprender e se especializar em uma nova área de atuação?

São perguntas simples que podem te auxiliar nesse primeiro passo. No caso de uma atividade em que você pode acabar investido todo o seu dinheiro e tempo, é melhor seguir com planejamento do que com velocidade.

Mas não se esqueça que da mesma forma que você começou a pensar nessa ideia agora, outras pessoas podem estar pensando nela há mais tempo e o tempo conta muito na hora de começar um negócio.

 

2 – Mercado

Agora que você já definiu o que o seu negócio pode ajudar a outras pessoas (esse precisa ser o primeiro pensamento quando falamos em empreendedorismo) é preciso analisar o mercado, pois é a partir dele que você vai definir as metas e estratégias para começar sua jornada empreendedora.

  • Quais são seus concorrentes?
  • Existem pessoas dispostas a investirem no seu produto, seja por necessidade ou prazer?

A análise de mercado é uma excelente forma de validar uma ideia, pois a partir dela você pode entender as necessidades que ainda não foram preenchidas e aprender com erros que outras pessoas cometeram e ajustar sua ideia para não cair nesses mesmos erros.

 

3 – Dedicação e planejamento

Antes de iniciar um novo negócio é preciso entender que no mundo corporativo é preciso bem mais dedicação do que quando se é apenas um funcionário buscando sucesso na carreira. Adversidades são comuns e é preciso saber lidar com elas.

Para que essas sejam menores, ou mais presumidas é preciso analisar e planejar para que as tomadas de decisão sejam mais assertivas. Para começar responda a essas 3 perguntas:

  • Seu negócio traz uma solução para um problema comum?
  • Você possui algum tipo de ideia inovadora que facilitaria a vida das pessoas?
  • Você sabe se o seu negócio é escalável?

A partir dessas perguntas fica mais fácil entender o que o seu negócio pode solucionar na vida das pessoas, e com isso você pode começar a criar estratégias para que essa ideia saia do papel.

 

4 – Encontre o seu diferencial

Agora que você já analisou o mercado você pode identificar melhor o que pode te diferenciar dos concorrentes.

Isso vai fazer com que você atraia um número de pessoas que não eram até então atendidas por esse mercado e com isso acaba ganhando clientes que irão até você por esse tipo de diferencial.

ex.:

Se o seu negócio é uma peixaria, e ao analisar a concorrência você percebe que os clientes precisam levar os peixes para casa para limpá-los e isso gera um desconforto grande para as pessoas devido a sujeira etc.

Você pode oferecer um serviço mais dedicado, onde o cliente leva o peixe limpo, em postas, sem escamas e espinhas para facilitar a vida dele.

Pense, na peixaria já há um revestimento e investimento com relação a limpeza do local, adicionar esse tipo de “mimo” pode te fazer diferente da concorrência.

Ou ainda, que tal oferecer no final de semana (ou outro dia melhor de menos movimento) um peixe que já vem pronto, temperado e pronto para o consumo.

 

5 –  Busque ferramentas que te auxiliem na execução da sua ideia.

As ferramentas são muito importantes para você não perder tempo no que não é a “sua praia”, e para isso algumas empresas e profissionais podem te ajudar.

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