5 dicas para uma peixaria de sucesso - Sennda Software

Agendar certificado digital

Blog

5 dicas para uma peixaria de sucesso


19jul2019


Para quem está em busca de abrir um novo negócio, temos publicado alguns artigos trazendo dicas sobre como ter sucesso em diferentes áreas do comércio. Já falamos sobre açougue, hortifruti, mercearia e materiais de construção. Além de várias outras dicas sobre empreendedorismo que pode ajudar a qualquer um que tenha uma empresa.

Hoje vamos dar dicas para quem deseja abrir uma peixaria.

Uma peixaria pode ser um excelente negócio, ainda mais caso esse negócio não seja muito explorado em sua cidade. O Brasil por ter uma litoral extenso e muitos rios, oferece uma grande variedade de pescados, que garantem a pesca durante todo o ano. E as vendas de peixes tem crescido a cada ano, pois é um negócio que está relacionado com a qualidade de vida, por oferecer alimentos tidos como fundamentais para uma alimentação saudável, pois são fonte de proteínas, ferro e sais minerais, além de conter ácidos graxos ômega 3. Dito tudo isso, seguem as dicas:

 

1 – Local

Esteja atento para escolher um local para a peixaria, é fundamento que você tem um bom espaço para área de vendas, espaço para a câmara frigorífica (estoque) e banheiro. Fique atento também à ventilação e às instalações para frigorífico e uma boa iluminação, que podem ser inseridos caso precise reformar o local. É de fundamental importância que seu empreendimento cumpra as determinações da Vigilância Sanitária para que seu negócio funcione.

 

2 – Estoque

O peixe precisa ser armazenado fresco e numa temperatura abaixo dos 3 graus, deixe-o exposto com o corpo todo mergulhado no gelo. Não coloque os peixes uns sobre os outros porque aqueles que não estiverem em contato com o gelo não ficarão devidamente resfriados. Estando devidamente estocado, você pode vendê-los em até uma semana. Os que sobraram você pode vender cortados e embalados, mantendo-os numa temperatura abaixo de 18 graus e totalmente limpo. Mas como ressaltamos no item anterior, confira as determinações da Vigilância Sanitária da cidade onde você está abrindo o empreendimento e/ou a Anvisa.

 

3 – Limpeza

Mantenha o local sempre limpo. Lave todos os dias para evitar o mau-cheiro. Substitua o gelo usado na exposição dos peixes todos os dias. É fundamental que os funcionários trabalhem com avental, rede no cabelo, camiseta, calças e botas brancas, sem adornos e com as unhas sempre bem limpas.

 

4 – Divulgação

Divulgue seu negócio, principalmente perto e após a inauguração. Vale também criar impressos informando sobre os benefícios do consumo do peixe e informando sobre os diferentes tipos de peixe. Vale também distribuir um folder ou pequeno livro com receitas e maneiras de preparar os diferentes tipos de peixe.

 

05 – Tenha um software de gestão e venda eficientes

Ter um software de gestão hoje em dia é tarefa praticamente obrigatória para quem quer manter o controle eficiente de seu estoque e gerir bem o seu negócio de maneira geral. Além da facilidade para manter o inventário sempre em dia, o software gera os relatórios necessário para auxiliar nas tomadas de decisões de compra, que impacta diretamente no estoque, precificação dos produtos e identificação de questões que podem ser otimizadas dentro de seu negócio.

 

A Sennda Software tem o sistema ideal para que você tenha um controle de estoque eficiente em seu negócio! Entre em contato conosco e solicite um orçamento!