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5 erros para nunca mais cometer no seu hortifrúti


5 erros hortifrúti

Todo negócio tem seus pontos fortes e fracos, saber valorizar os pontos fortes e melhorar os fracos é tarefa do empreendedor.

Mas existem alguns erros comuns a hortifrútis que é preciso estar atento, pois podem causar prejuízo e comprometer o crescimento a longo prazo.

Separamos aqui 5 erros para nunca mais cometer no seu hortifrúti.

E vamos começar com o que mais é negligenciado no comércio.

1 – Falta de treinamento da equipe e conhecimento do produto

Essa com certeza é uma dos erros mais comuns em hortifrútis e outros comércios, a falta de treinamento para a equipe e informação sobre os produtos oferecidos.

Ter conhecimento do negócio é uma tarefa que todos que estão envolvidos de alguma forma com a empresa precisam estar atentos.

Não basta apenas conhecer a sua função, mas conhecer os produtos, as diferenças e até a melhor forma de escolher na banca são informações que todos os colaboradores precisam ter na ponta da língua.

 

E isso é feito através de treinamento e compartilhamento de informações.

Separe um tempo para informar aos colaboradores os principais produtos que seu negócio oferece.

Como eles podem ser armazenados, transportados, escolhidos e consumidos de uma forma geral (não precisa ser especialista em tudo, mas para os produtos mais incomuns é preciso estar informado)

Claro que existem frutas, verduras e legumes que são de conhecimento geral, mas existem aquelas especialidades, aquele tipo de produto que só seu estabelecimento oferece, como você se destaca.

Isso precisa estar na ponta da língua de todos.

 

2 – Má qualidade dos produtos

Após a falta de treinamento esse é um dos pontos mais sensíveis de vários hortifrútis, principalmente para aqueles que estão começando agora.

Por querer ter um retorno imediato do seu investimento, muitos empreendedores acabam pecando com produtos de segunda linha para conseguirem melhores lucros.

Estar atento à qualidade da mercadoria é fundamental para seu negócio ter sucesso.

Entenda que não se negocia qualidade de produto, isso é o mínimo para que seu negócio exista.

Por isso, tenha em mente que ter produtos frescos, de qualidade, com preço justo, vai garantir, não apenas vendas a curto prazo, mas a fidelização de clientes que te trarão muito mais retorno a longo prazo.

 

3 – Resistência a mudanças

Essa é para quem tem um negócio pequeno, que já está estabelecido e não tem a menos vontade de mudar.

Não se abrir para as mudanças pode ser a sentença de validade do seu negócio.

Todos os dias novas formas de fazer negócio surgem no mercado, e com elas é preciso estar em constante atualização.

Entenda que por se tratar de um mercado competitivo, hortifrútis estão concorrendo não apenas com o mercado direto, mas também com grandes redes de supermercados que acabam oferecendo esses mesmos produtos.

Não é necessário aderir a toda e qualquer mudança que o mercado oferece, mas estar atento as oportunidades que existem é uma forma de se destacar e crescer.

 

4 – Má gestão de compra e estoque

Essa é uma questão que pode ser o gargalo de dinheiro de várias empresas.

Não ter o controle do estoque e comprar sem critério pode trazer prejuízos a ponto de não haver apenas perda dos lucros, mas consequentemente fechamento do negócio.

É preciso ter sempre um controle bem preciso de como anda o estoque, quais produtos precisam de ajuste de quantidade.

Quando é hora de investir em novas opções de mercadoria, e quais as frutas, hortaliças e legumes da estação.

Conhecer seu negócio, vai muito além de saber o que se quer vender, é saber onde o seu cliente está.

Não adianta comprar produtos que não tem rotatividade e acabam estragando na prateleira, quando seu cliente tem uma necessidade e precisa ir a outro estabelecimento para comprar por não ter no seu.

Esteja sempre atento ao seu estoque, ele tem muita informação valiosa para te dar e pode fazer a diferença no final do mês para o seu negócio.

E por último, mas não menos importante:

 

5 – Falta de preço competitivo

Um erro comum do empreendedor iniciante, é querer que todo o investimento aplicado no negócio seja resgatado no primeiro mês de vendas.

Em geral, esse tipo de empreendedor acaba colocando uma margem de lucro acima do mercado para sentir que não perdeu dinheiro.

Mas as projeções de recuperação de capital não funcionam assim, e esse tipo de comportamento pode acabar trazendo o fim do seu negócio.

Entenda que preço competitivo não necessariamente quer dizer preço baixo.

Significa apenas que, diante do mercado atual, seus produtos conseguem chamar a atenção do seu público alvo em comparação com seus concorrentes diretos.

Isso significa que você precisa entender que não está concorrendo com todos os mercados e hortifrútis da sua cidade, mas que precisa estar atento a onde o seu cliente compra.

 

Estar sempre em busca de melhorar o seu negócio e minimizar os principais erros, pode te deixar a frente no mercado.

Lembre-se que cada decisão é um degrau para alcançar seu objetivo. Por isso, esteja sempre atento!

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Boa leitura!