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5 Erros que você deve evitar no Black Friday


Black Friday

03nov2020


O Black Friday chegou ao Brasil em 2011 e desde então vem crescendo cada vez mais em números de faturamento em todos os ramos do comércio.

E apesar de ser um dia destinado a comércio eletrônico, a cada ano mais lojistas estão aproveitando essa data para vender mais em estabelecimentos físicos, e garantir assim uma parcela nessa data.

As perspectivas para esse ano são muito boas, mas é preciso ficar atento para algumas questões simples para não ter prejuízo com esse dia.

 

1 – Cuidado com o conhecido “Black Fraude”

Não adianta querer se aproveitar dessa data de forma desonesta.

Todos os anos várias lojas são denunciadas por praticarem o aumento de preço antes da data para “baixar” no dia, vendendo assim, pelo mesmo preço de outras épocas do ano.

Isso pode prejudicar a imagem da sua empresa, principalmente hoje que as redes sociais facilitam muito a comunicação e denúncias desse tipo.

Se sua loja não tem condições de fazer descontos nessa época, pense em outras opções para aproveitar o momento que não envolvam essa prática.

 

2 – Fazer promoções sem planejamento

Uma promoção mal planejada, pode trazer vantagens para os clientes, mas isso pode significar prejuízo para o seu negócio.

Na hora de escolher o que vai entrar em promoção na sua loja, escolha bem os produtos para que você possa oferecer realmente vantagens para o consumidor sem deixar de lucrar com as vendas.

Esse foi um ano de muitas incertezas e prejuízos para praticamente todos os comerciantes, o Black Friday não pode ser mais um dia de rombo para a economia da sua empresa.

 

3 – Esquecer o estoque congelado

A intenção original do Black Friday, era vender produtos que estavam parados nas lojas para troca de coleção ou rotação de mercadoria das lojas.

Mas na prática, para não ficar de fora da data, é comum alguns empresários investirem em produtos específicos para vender com preços chamativos.

Mas não se pode esquecer aquelas mercadorias que realmente estão paradas nas prateleiras, e precisam abrir espaço para novos produtos.

Com um ano em que as vendas não foram tão favoráveis para alguns segmentos, esse pode ser um ótimo momento para trocar o estoque da sua loja, e vender mercadorias que estão paradas nas prateleiras.

Nesses casos, realmente vale a pena abrir mão de parte dos lucros daquele produto, para não ter perda de valor por produtos parados no estoque.

 

4 – Falta de divulgação

Além de planejamento e bons preços, é preciso saber como anunciar esse tipo de oferta.

Estar atento as formas de divulgação é muito importante para o sucesso das vendas, já que grande parte das lojas estão oferecendo cada vez mais preços competitivos.

Uma estratégia de marketing que envolva criar expectativas no cliente e traga um destaque para seu negócio é fundamental para vender mais.

 

5 – Não disponibilizar várias formas de pagamento

Essa é uma questão que afeta o dia a dia de qualquer negócio.

Ter várias formas de pagamento para facilitar a vida do cliente é fundamental para garantir suas vendas.

Afinal, seria um grande erro se preparar, ter preços convidativos, mas apenas uma forma de pagamento.

É bom lembrar que várias pessoas ainda estão no processo de volta ao trabalho, e com isso, as vendas em cartão por exemplo, podem ser mais solicitadas.

 

Aproveite o Black Friday!

Apesar de ser uma data em que a maior parte das vendas ainda são de produtos online, vale a pena participar do Black Friday mesmo tendo uma loja física.

Ainda existem muitas pessoas que preferem o atendimento pessoal para fazer suas compras do que comprar online.

É sempre bom lembrar que as lojas físicas tem uma vantagem sobre as lojas online que é relacionado ao frete, que ainda é cobrado por algumas lojas nessa época, que não se aplica a loja física.

Ou seja, é hora de usar e abusar do gatilho mental de urgência para garantir mais vendas.

Com planejamento, bom atendimento e preços honestos, todos os negócios podem se beneficiar desse dia!

 

Boas vendas!!