5 ideias simples para reduzir custos na empresa - Sennda Software

Agendar certificado digital

Blog

5 ideias simples para reduzir custos na empresa


26jul2018


Reduzir custos é um dos itens obrigatórios no check list diário do administrador da empresa.

É preciso de tempos em tempos reavaliar todos os custos para saber o que está sendo gasto desnecessariamente. Mas o que muitos não se dão conta é que atitudes simples ou pequenos hábitos podem trazer uma boa economia, evitando custos desnecessários.

Confira a seguir 5 ideias simples para reduzir custos na empresa:

 

01) Energia Elétrica

O custo da energia elétrica tem aumentado no país, logo é bom ficar atento e tomar algumas atitudes para reduzir o custo ou mantê-lo sob controle.

Uma das providências é substituir todas as lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED. Além das lâmpadas de LED durarem mais (tem garantia maior) tem a mesma luminosidade das lâmpadas fluorescentes. Essa troca tem um investimento inicial para compra das lâmpadas, mas a médio e longo prazo representa uma economia significativa.

 

 

02) Impressões

Pode não parecer mas as impressões geram um custo grande para as empresas por conta dos materiais envolvidos: tinta e papel.

Muitos funcionários (principalmente os mais antigos) têm o hábito de imprimir qualquer coisa que seja, seja para leitura própria ou para entregar um texto à outra pessoa. A verdade é que muitos desses textos podem ser lidos no próprio monitor, e muitos desses textos que são enviados para outras pessoas na empresa podem ser enviadas por e-mail. Pense bem antes de imprimir algo e imprima apenas o que for realmente necessário.

Para quem é diretor ou gerente, em reuniões, procure difundir o hábito de evitar impressões desnecessárias, além da economia para a empresa. A natureza também agradece a menor quantidade de lixo gerado.

 

03) Reuniões à distância

Há reuniões, principalmente as mais estratégicas ou de novos negócios que devem ser feitas pessoalmente, porém há outras, que podem ser feitas à distância, através de softwares de comunicação como o Skype ou Hangout. No mundo que vivemos hoje e com a internet já tem uma velocidade mais que suficiente para tratar de algumas questões online sem interrupções. Inclusive há recursos para gravação da reunião, possibilitando assim sua posterior análise de propostas entre outras coisas.

As reuniões à distância evitam o custo de deslocamento e dependendo da distância, o custo de hospedagem.

Seja criterioso ao analisar o assunto e a pauta da reunião e se for possível, marque a reunião à distância.

 

04) Copos

Grande parte das empresas fornece um cafézinho aos seus funcionários. O cafézinho é um bom recurso para uma pausa no dia para dar uma relaxada, um network interno, enfim.. mas o cafézinho esconde um custo que muitos não percebem: o copo descartável.

Por ser descartável, as pessoas usam e jogam fora, com isso o copo descartável entra nas listas de compras periódicas, junto com materiais de limpeza.

Uma dica para reduzir esse custo é incentivar os funcionários a usar seus próprios copos, difundindo a cultura da higienização após o uso.

Outra dica é fornecer copos personalizados da empresa para cada funcionário.

 

05) Software de gestão

Para quem ainda trabalha com muitas planilhas para gestão, considere adquirir um software de gestão eficiente para implementar em sua empresa.

A automação que o software trará pode reduzir o tempo que funcionários dedicam a rotinas administrativas simples que o sistema fará, sendo assim os funcionários podem se dedicar a outras tarefas, aumentando assim a eficiência deles e da empresa como um todo.

 

A Sennda Software possui sistemas de automação sob medida para seu negócio! Clique aqui e solicite um orçamento!