5 livros sobre produtividade que podem te ajudar a ser mais eficaz - Sennda Software

Agendar certificado digital

Blog

5 livros sobre produtividade que podem te ajudar a ser mais eficaz


01mar2019


Estamos em tempo de carnaval. Para alguns hora de sair na rua e cair na folia em blocos e desfiles. Para outros, hora de descanso, de dedicar-se à família ou ao estudo. Para aproveitar esse período de descanso indicaremos hoje 5 livros sobre produtividade para que você possa ser mais eficaz no seu trabalho.

Todos sabemos o quanto é difícil ser realmente produtivo hoje em dia com tantas distrações e, principalmente os mensageiros instantâneos nos nossos smartphones que tocam o tempo todo e roubam nossa atenção. Porém é possível mesmo em tempos de tecnologia a favor da procrastinação, sermos produtivos e chegarmos ao final do dia satisfeitos com tudo o que foi produzido. Segue as indicações:

 

1) A arte de fazer acontecer

Escrito por David Allen, se tornou um best-seller mundial e foca principalmente em organização pessoal.

O livro busca ensinar a:

  • Aplicar a Regra dos Dois Minutos (faça, delegue, adie ou jogue fora) para esvaziar sua caixa de entrada;
  • Reavaliar as metas e manter o foco;
  • Planejar projetos de longo prazo e revisá-los semanalmente;
  • Controlar a ansiedade e a sobrecarga de trabalho;
  • Aceitar que você não pode fazer tudo ao mesmo tempo e que algumas coisas podem ficar para depois.

 

2) O poder do hábito

Por Charles Duhigg, repórter do jornal The New York Times e pesquisador dedicado aos hábitos humanos há mais de 20 anos. Este livro mostra como podemos mudar nossos hábitos, gerando mudanças que podem transformar totalmente nossos resultados.

 

3) A tríade do tempo

Escrito por Christian Barbosa, este livro ensina a dividirmos nossas atividades em três esferas: urgente, importante e circunstancial. Gerando um equilíbrio para que tenhamos uma melhor qualidade de vida. Baseando-se principalmente na melhor divisão do tempo, para que possamos ter uma melhor harmonia entre família, trabalho e lazer.

 

4) Produtividade máxima: como assumir o controle de seu tempo e ser mais eficiente

Escrito por Tâmara Myles, o livro ensina técnicas de como ser mais produtivo em seu ambiente de trabalho. Como havíamos dito no início do post, muitas vezes chegamos ao final do dia com um sentimento de frustração por não ter conseguido produzir o que se esperava e ansioso por ter todas as tarefas acumuladas para o dia seguinte. Este livro se propõem a ensinar técnicas para que possamos produzir a ponto de não ficar com esse tipo de sentimento ao final do dia. Esse livro ensina:

  • Técnicas simples para organizar seu espaço de trabalho;
  • Um sistema funcional para gerenciar sua caixa de e-mails;
  • Um método fácil para ajudar você a montar um planejamento diário de acordo com as suas prioridades;
  • Um guia sobre como estabelecer metas e se assegurar de que está no caminho certo para alcançá-las;
  • Recursos para desdobrar os problemas mais complexos e ameaçadores em atividades simples e viáveis;
  • Dicas para desenvolver a mentalidade certa para o sucesso e dedicar à sua vida e ao seu bem-estar a atenção que eles merecem.

 

5) SCRUM: A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo

Escrito por Jeff Sutherland, o livro nos apresenta ao SCRUM, um método ágil que consiste em dividir um projeto grande em pequenos ciclos de execução. Com reuniões diárias, os encarregados de cada tarefa discutem o que já foi feito, quais são as atividades do dia e se há algum impedimento para a realização delas. O que não foi feito fica para ser resolvido num segundo momento. Este método é amplamente utilizado por empresas de tecnologia.