6 dicas para impulsionar as vendas de sua loja de roupas - Sennda Software

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6 dicas para impulsionar as vendas de sua loja de roupas


20jun2018


O número de pequenos negócios que atuam no comércio varejista não pára de crescer, principalmente na área de moda. Muitos dos que abrem empresa e optam pelo Simples Nacional, ME (Micro Empresa) ou MEI (Micro Empreendedor Individual) investem nesse setor.

De acordo com a SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), a previsão de crescimento para esse ano é de 6,3% em relação à 2017.

Com tanta concorrência surgindo é necessário, além de buscar diferenciais, investir para não errar no que é requisito básico para aumentar vendas. Abaixo segue algumas dicas para aumentar a competitividade e impulsionar as vendas de sua loja de roupas.

 

1) Invista no visual da loja para atrair os clientes

Não trate o visual da sua marca e da sua loja como custo, e sim como investimento.

Quando o cliente está passando pela rua e vê a fachada e vitrine da sua loja, ou está navegando na sua loja virtual, ele precisa ver que o cuidado com a marca começa com um bom visual, esse é o primeiro contato que ele vai ter com sua loja, antes mesmo de ter contato com o produto. Então invista em criar uma boa primeira impressão. Na loja procure organizar bem os produtos, dispor as araras e prateleiras organizadas, e mantenha um bom espaço de corredor para o cliente circular pela loja. Fazer  o cliente sentir-se bem no ambiente da sua loja é um bom caminho para converter a visita dele em venda e fidelizá-lo.

 

2) Invista em atendimento e capacitação dos vendedores

Todos os itens apresentados são importantes, mas o atendimento ocupa uma posição especial quando se fala em desempenho da loja. Ter um bom atendimento é um requisito obrigatório para quem deseja além de vender mais fidelizar os clientes. Procure entender seus clientes, como eles gostam de ser atendidos, invista em treinamentos para seus vendedores, não apenas fique cobrando e esperando que eles desempenhem por si mesmos. Marque treinamentos para eles entenderem melhor as roupas que vendem, sua composição, suas vantagens em relação à concorrência. O foco da loja deve ser a satisfação do cliente e o foco do administrador da loja deve ser a satisfação dos seus funcionários, que estão diretamente em contato com os clientes.

 

3) Analise redução de custos,  mas sem afetar a qualidade do seu produto

Redução de custos é uma busca constante para todo o lojista, mas não deixe que isso afete a qualidade do seu produto. Não há como vencer a concorrência oferecendo um produto inferior, mesmo ganhando no preço, a qualidade de seu produto deve ser um requisito que não deve ser deixado de lado.

 

4) Ofereça diversas opções de pagamento

Todos já tiveram a experiência de chegar a uma loja, gostar de um produto, decidir pela compra e no momento da finalização, não ter  a opção de compra com cartão de crédito ou débito que é a única forma de pagamento que você possui no momento. Isso gera uma frustração grande para o cliente, e causar essa frustração pode custar caro para o lojista que já estava com a venda praticamente consolidada. Por isso, ofereça diversas formas de pagamento, seja dinheiro ou cartão de crédito ou débito, se possível ofereça opções de parcelamento no cartão. Hoje em dia não faltam opções de diversas empresas que oferecem as conhecidas “máquinas de cartão” para que você tenha essas opções em sua loja.

 

5) Esteja por dentro das tendências e busque entender as necessidades do seu cliente

Esteja sempre por dentro das tendências da moda e do que o cliente está buscando quando entra em sua loja, consulte relatórios de venda, invista em variações de suas peças mais vendidas e procure entender o porque das peças que não saem com frequência.

 

6) Invista em promoções e ações de marketing

Muitos clientes são atraídos por promoções. As estratégias para fazer esse tipo de ação hoje são diversas, mas hoje com o avanço tecnológico dá pra ser ainda mais criativo. Você pode, por exemplo, divulgar promoções por e-mail para uma base de clientes que tem cadastro em seu sistema. Faça divulgações em redes sociais para quem divulgar para amigos, recebe um determinado desconto em produtos selecionados. Enfim, existem diversos tipos de estratégia que se pode adotar.

 

Ainda não tem relatórios de produtos mais vendidos ou os dados que você tem são inconsistentes, ou até mesmo não tem uma base de cadastro de clientes, faça um contato com conosco.
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