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A arte e desafio de fidelizar os clientes


14jun2019


Um dos grandes desafios dos lojistas é encontrar maneiras de atrair novos clientes, mas além de atrais novos é necessário também fidelizar os clientes que já compraram. O que poucos se dão conta é que pequenas atitudes podem ser decisivas para garantir o retorno do cliente que já comprou.

 

Oferecer produtos e/ou serviços de qualidade é praticamente uma obrigação tratando-se da fidelização do cliente, afinal, ninguém volta a comprar produtos ou demandar serviços de qualidade duvidosa.  Etapa da qualidade cumprida, é necessário pensar na experiência de compra, esse é um dos pontos mais importantes não apenas para fidelizar como para transformar esses clientes em propagadores de seu negócio, contanto sobre sua boa experiência a parentes e amigos. Confira abaixo algumas dicas para fidelizar clientes:

 

Entenda seu próprio negócio

Pode parecer clichê, mas muitos varejistas não entendem seu próprio negócio. É muito importante saber o que seu negócio apresentar de diferencial em relação aos seus concorrentes. O que faz o cliente comprar de você ao invés de entrar na loja do concorrente? Em que você pode melhorar seu produto ou serviço para oferecer uma melhor qualidade para o cliente? Essas questões podem lhe ajudar a entender melhor seu próprio negócio.

 

Esteja atento ao atendimento

Uma boa experiência de compra é fundamental para fidelizar os clientes, e uma boa experiência passa em grande parte por um bom atendimento. Educação, pontualidade e prestatividade são indispensáveis e um pré-requisito para quem deseja efetuar um bom atendimento. Além do óbvio, procure sempre manter uma aparência agradável em seu estabelecimento, organizando de forma criativa vitrines e os itens presentes dentro da loja. Invista em embalagens com boa aparência e também no conhecimento de seus vendedores sobre seus produtos e serviços. Procure sempre treiná-los para estarem prontos a qualquer dúvida e dar dicas sobre a utilização dos produtos aos clientes.

 

Identifique o perfil dos clientes

É de grande importância que você identifique o perfil de seu cliente, qual sua faixa etária, classe social o nível de formação. Esteja atento ao que ele procura e o que o motiva a entrar em sua loja. Esses dados o ajudarão a criar o ambiente e o tipo de atendimento ideal para o perfil do seu cliente. Além das observações você pode obter esses dados através de pesquisas.

 

Invista na aparência de seu produto e/ou loja

Todo o design de seu negócio, como o logotipo, cores, e o visual em geral da sua loja são muito relevantes e deve ser totalmente condizente com o perfil do seu cliente. Fique atento às imagens ou fotos que você usa no interior da loja e procure manter o ambiente agradável para o cliente. Caso sua loja tenha som ambiente, procure colocar uma música adequada ao perfil de seu cliente, itens adicionais como um cafezinho podem ser uma boa pedida dependendo de seu negócio.

 

Faça contato com seus clientes

Manter contato com seus clientes é uma boa estratégia para que ele não se esqueça de você. Esse contato pode ser através de telefonemas, e-mail marketing apresentando novidades e cartões de visita são algumas das formas para fazer esse contato, sempre respeitando o perfil do cliente e procurando não exagerar na frequência do contato.

 

Essas são apenas algumas dicas para ajudar a fidelizar os clientes, existem várias outras formas, mas consideramos essas as principais. O principal é sempre garantir a satisfação do cliente com a experiência de compra. Como relatado acima, seguindo esses passos você pode não apenas fidelizar o cliente como transformá-lo em um propagador de seu negócio.