A importância das parcerias para o pequeno negócio - Sennda Software

Agendar certificado digital

Blog

A importância das parcerias para o pequeno negócio


parcerias

Para muitos empreendedores iniciantes, se colocar no mercado, ou ainda se firmar mesmo em meio a crise, é uma tarefa que exige bem mais do que se imagina, e para alguns essas crises são decisivas para seus negócios.

Desenvolver parcerias pode ajudar tanto o comerciante que está começando agora, como agregar valor para empresas maiores, que buscam algum diferencial.

Estar aberto para essas parcerias, e atento às possibilidades pode ser um respiro em meio a tanta incerteza que cerca o pequeno negócio.

 

Qual a importância das parcerias para o pequeno negócio?

Umas das grandes vantagens que uma parceria bem feita pode trazer ao pequeno negócio é a visibilidade.

A parceria nada mais é do que duas empresas que se unem para se destacar no mercado, de forma que ambas possam ter lucro a partir desse acordo.

Não se engane pensando que apenas as pequenas empresas saem ganham com parcerias assim, as grandes empresas podem se surpreender quando entendem que parcerias com pequenos fornecedores pode ser o diferencial da sua marca.

Para o pequeno negócio, a visibilidade e o aumento da demanda por seus produtos podem ser fundamentais para uma estabilidade no mercado.

Enquanto as grandes empresas podem acabar economizando com produção de produtos complementares para seu negócio.

 

Como começar uma parceria?

Primeiramente, entenda o que sua empresa oferece e como ela pode agregar valor a outras empresas, mesmo que seu público alvo seja consumidores finais, muitas empresas podem se beneficiar de seus serviços e produtos.

Pesquise soluções criativas onde você possa se fazer necessário.

Algumas soluções nem precisam ser tão criativas assim, basta apenas você pensar fora da caixinha e vai ver a quantidade de oportunidades ao seu redor.

Não tenha medo de oferecer seus produtos, afinal, se você não fizer nada, o “não” você já tem.

 

Seja fornecedor de matéria prima

Se você tem um hortifrúti, peixaria, açougue, padaria…. você pode começar, oferecendo matéria prima para bares, restaurantes, lanchonetes…

Todos eles comprariam de outros lugares, mas se você consegue fazer um preço interessante e tem produtos de qualidade, ou pode oferecer melhores formas de pagamento.

Que tal ser fornecedor para essas empresas?

Elas sempre vão precisar de matéria prima, e você pode continuar vendendo para consumidores finais, e ainda vender para esses negócios, com isso sua empresa vai faturar dos dois lados.

Mas entenda que esses estabelecimentos em geral tem fornecedores que oferecem boas condições de negócio, então você pode precisar ajustar suas expectativas, e conversar bastante para chegarem a um acordo que seja bom para ambas as partes.

 

Ofereça complementos para os produtos de outras empresas

Já, se você está começando um negócio agora com pequenos produtos, que tal oferecer para complementar empresas que já vendem lanches, como hamburguerias, ou pizzarias, por exemplo?

A empresa ganha com um diferencial de ter um doce sempre diferente sem precisar produzir, e você pode garantir algumas vendas sem precisar investir em propaganda.

 

Por que me unir ao pequeno negócio?

Incentivar o pequeno negócio é muito importante para a economia de uma forma geral.

 

Obtenha melhor qualidade

Você pode ter muitas vantagens em comprar de pequenos negócios, por exemplo, se você é um restaurante, e tem a opção de comprar com pequenos empreendedores que também são produtores dos próprios produtos.

Eles podem te garantir sempre produtos de melhor qualidade e com valores melhores, o que é muito importante para reduzir seu custo médio.

 

Tenha um diferencial

Esse tipo de parceria pode ser um diferencial da sua empresa, já que alguns comércios pequenos podem conseguir intermediar para você produtos sem agrotóxicos, ou que tenham algum tipo de cultivo específico que tenha mais a ver com o seu negócio.

Outro exemplo, é se você tem uma lanchonete e começa a oferecer junto com seus lanches opções de sobremesas, como bolos de pote, ou docinhos….

Esse gasto não precisa sair do seu bolso, e você pode adicionar esse valor para que o cliente pague pelos doces…

Se você conseguir fazer uma boa estratégia de marketing em cima dessas vendas, quem sabe pode até ter algum lucro com elas?

 

Se abra para ajudar outras empresas

Você já foi um pequeno empreendedor em algum momento, e entende a importância desse momento para que seu negócio chegasse onde chegou hoje.

Não tenha medo de ajudar outras pessoas, nem tudo no empreendedorismo se trata de ganhar em cima de outras pessoas, ou outros negócios.

Para que sua empresa tenha sucesso, ela não depende que você aniquile a concorrência, ou que apenas você sobreviva.

Você pode ajudar pessoas que hoje estão começando e que amanhã podem ajudar outras pessoas, isso é muito bom, para você e para a economia!