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A importância de um atendimento de qualidade


atendimento de qualidade

Ter um atendimento de qualidade é fundamental para qualquer empresa, afinal como diz o ditado popular “a primeira impressão é a que fica”.

Por isso essa é uma área que o empreendedor precisa ficar sempre atento, independente do seu segmento de trabalho.

A ideia inicial é o cliente nunca sair da empresa com a impressão de que foi mal atendido, afinal, com a facilidade de divulgação atualmente, más impressões podem correr rápido pela boca do povo.

 

Para ter um atendimento de qualidade

Primeiro de tudo, acabe com o os estereótipos e atenda todas as pessoas da mesma maneira, com respeito, simpatia e educação.

Afinal, qualquer pessoa que se dirige ao seu estabelecimento, merece o melhor atendimento sempre, mesmo que não termine a venda naquele momento, um bom atendimento garante que ela voltará em outra oportunidade e provavelmente terminará uma compra previamente iniciada.

 

Seja simpático

Dias ruins acontecem na vida de todas as pessoas, mas para um atendimento de qualidade, é preciso conseguir separar ao máximo esse tipo de coisa.

Atenda sempre com simpatia, com um sorriso, mesmo que naquele dia não haja muito assunto para conversa como em outros dias, entenda que aquele cliente não é a razão dos seus problemas.

Mas ao mesmo tempo, cuidado com os excessos, afinal, pode ser que seja a primeira vez que aquele cliente entra na sua loja, brincadeiras desrespeitosas e de conteúdo delicado precisam ser sempre evitadas a fim de evitar constrangimentos.

Lembre-se de sempre cumprimentar todos por quem passar dentro da sua loja, mesmo as pessoas que não estão sendo atendidas por você.

Bom dia, boa tarde e boa noite são frases simples que mostram educação e não apenas com os colegas de trabalho, mas com os clientes também, isso garante um bom ambiente dentro da sua loja.

 

O tempo é importante em um atendimento

Evite deixar um cliente esperando sem atendimento em sua loja, principalmente se você não estiver fazendo algo relacionado a outro cliente.

Em geral, mesmo em situações em que uma venda esteja em andamento, é possível se aproximar, se apresentar e se colocar a disposição, destacando que ainda está em atendimento, mas que o cliente pode ficar a vontade.

Esse tipo de postura, mostra para o cliente que você se importa e que já vai atendê-lo, com isso ele tende a ficar mais tempo aguardando.

Mas lembre-se de terminar o atendimento e voltar para ele o mais depressa que puder, sem perder a qualidade e atenção do primeiro atendimento, mas sem deixar o segundo esperando mais do que o necessário.

 

Saiba receber críticas

Pode ser que um colaborador, ou você mesmo tenha cometido um erro e o cliente se sentiu lesado de alguma maneira e voltou para reclamar.

Atenda com toda atenção a crítica, entenda o que aconteceu e como aquilo pode ser consertado para não acontecer novamente.

Se o problema foi causado por um funcionário e não diz respeito ao tratamento com o cliente, chame-o no privado para advertir, mas nunca na frente do cliente.

Caso seja algo de cunho ofensivo, você pode primeiro, tentar acalmar o cliente, em seguida explicar para o funcionário o ocorrido para que o mesmo se retrate. Só quando o cliente for embora advirta-o, mas sempre no privado.

Entenda que resolução de conflito não é uma área simples e que realmente requer muito tato do empreendedor, mas saiba que um cliente que teve suas queixas atendidas tem mais chances de retornar em outro momento para novas compras.

 

Prepare sua equipe

Sempre tratamos aqui da importância de ter uma equipe bem treinada e atualizada com as normas da empresa, bem como suas políticas de atendimento.

Um bom treinamento de atendimento pode fazer a diferença na sua equipe.

Quando se entra em uma loja em que todos “falam a mesma língua”, o ambiente da loja é diferente, tanto para os clientes como para a própria equipe, que sabe o que e como fazer seu trabalho da melhor forma possível.