Alimentação saudável: Um mercado que só cresce no Brasil - Sennda Software

Agendar certificado digital

Blog

Alimentação saudável: Um mercado que só cresce no Brasil


09ago2019


Segundo pesquisas realizada em 2017 com 30 mil consumidores em 21 países, 20% dos brasileiros participantes do estudo indicaram estar dispostos a pagar mais por alimentos naturais.

Esse é um mercado que vem crescendo e já existe investidor garantindo a sua fatia desse mercado que movimentou mais de US$ 35 bilhões por ano só no Brasil, que é o quarto maior país em consumo de produtos para alimentação saudável.

Consumo de alimentos como grãos, cereais, sementes, arroz integral, aveia, linhaça, antes restrito a um público com maior poder aquisitivo agora passa a ocupar a mesa de cada vez mais Brasileiros, o que tem estimulado a comercio de bairros mais populares a investir também nesse tipo de produto.

Quem deseja investir nesse tipo de mercado precisa ficar atento a alguns nichos que não podem ser deixados de fora na hora de planejar um negócio de alimentação saudável.

 

Glúten-free

 

Para alguns Brasileiros o consumo de alimentos com glúten sempre foi um problema, mas graças a atenção que o mercado tem dado a esse público hoje é possível encontrar diversas opções para quem não quer e não pode consumir esse tipo de alimento. Segundo o Conselho Nacional de Saúde (CNS), há dois milhões de pessoas no Brasil afetadas pela doença celíacas.

Na hora de montar o seu negócio fique atento a esse grupo de consumidores que está crescendo a cada dia. Mas fique atento, estabelecimentos que pretendem comercializar esse tipo de produto como restaurantes, lanchonetes e pizzarias precisam estar atentas a contaminação cruzada que pode ocorrer com a manipulação de alimentos contendo glúten que são produzidos no mesmo ambiente.

Para esse tipo de estabelecimento é preciso um pouco mais de atenção para que não haja nenhum contato com produtos como por exemplo o pó da farinha de trigo comum com o alimento produzido com a finalidade de consumo de uma pessoa com doença celíaca.

 

Vegetarianismo

 

Esse é um mercado promissor e que vem crescendo muito nos últimos anos. Uma pesquisa do Ibope mostrou que 15,2 milhões de brasileiros se consideram adeptos ao vegetarianismo. Isso corresponde a 8% da população do país. Isso mostra como vale a pena investir nesse tipo de cliente.

E é sempre bom lembrar que mesmo algumas pessoas não se classificando dentro do grupo de vegetarianos são favoráveis ao consumo desse tipo de alimentação.

Além disso esse grupo não se restringe apenas ao consumo de alimentação restrita com relação a consumo de animais e seus derivados, mas são também grandes consumidores de alimentação saudável de uma forma geral

 

Fitness

 

Academia, aulas de dança, aulas coletivas, esportes ao ar livre, aulas online, entre outras são atividades cada vez mais presente na vida de vários brasileiro nos últimos anos, e a alimentação associada a prática de esporte cresce junto com o setor. Atualmente produtos relacionados a esse tipo de consumidores representa uma média de 1,9% do PIB do Brasil. O país está em 10° lugar no ranking mundial nesse nicho de mercado.

Como vimos, opção é o que não falta para o empreendedor que quer começar a aproveitar essa nova tendência de mercado que só cresce a cada ano.

Começar a investir nesse tipo de negócio, para algumas empresas como de comércio varejista por exemplo, essa mudança pode ser gradativa e o comerciante pode analisar como seu público reage a esse tipo de produto.

 

Já conhece a Sennda Software? Temos diversas soluções em sistemas de automação comercial para seu negócio! Clique aqui e solicite um orçamento!