Comércio de bairro - Sennda Software

Agendar certificado digital

Blog

Comércio de bairro


05set2019


Comodidade, confiança e proximidade com os clientes, são algumas das vantagens de se ter um comércio de bairro.

Alguns empreendedores apostam no pequeno comércio e acabam descobrindo um mundo de oportunidades que nem sempre são tão exploradas.

Saber negociar  com fornecedores e caprichar no atendimento são fundamentais na hora de começar um negócio em um bairro residencial.

A importância do microempreendedor vai muito além de apenas uma comodidade para seus clientes, ele ajuda a alavancar economicamente a região como um todo.

Os desafios que esse perfil empreendedor enfrente são os mesmos que os dos grandes centros, é preciso saber o raio de alcance do seu comércio, conhecer a necessidade do cliente e saber onde estão seus concorrentes.

Determinação e força de vontade são muito importantes para fazer com que qualquer negócio dê certo, independentemente do tipo e da localização.

Veja agora algumas coisas que você precisa saber antes de abrir seu negócio:

 

1 – Entenda a realidade dos seus clientes.

Não adianta nada montar um negócio de luxo em um bairro onde a maioria da população é de classe média/baixa, assim como não adianta montar em um bairro considerado mais nobre um estabelecimento com menos apresentação e sofisticação.

Saber o que aqueles clientes em potencial consomem é muito importante!

Quando o bairro em questão é o seu, fica mais fácil saber a dificuldade encontrada naquela região, seja uma carência de produto, preço ou serviço.

Vale lembrar que para cada tipo de atividade e localização o investimento e a margem de lucro podem variar um pouco. Mas com planejamento e organização sempre existe uma necessidade a ser suprida em algum lugar.

 

2 – Faça algo que tenha ligação com você

Não adianta ter uma incrível aptidão para mecânica e abrir uma padaria, ou saber fazer bolos e pães maravilhosos e abrir um salão de beleza.

Saber o que você gosta de fazer é muito importante, lembre-se que esse negócio é seu e fazer com amor e principalmente qualidade faz toda a diferença.

 

3 – Localização é importante:

Entender a necessidade de cada região é importante em qualquer negócio, e saber onde seu estabelecimento vai ser implantado é fundamental para o sucesso do seu negócio.

Não adianta muito ter uma ótima ideia, resolver a necessidade de muitas pessoas do bairro, mas não estar acessível para um grupo de pessoas que são potenciais consumidores dos seus produtos ou serviços.

 

4 – Busque a legalização:

É preciso ficar de olho também a legalização, essa vale para qualquer negócio que almeje crescimento.

Buscar a ajuda de um contador na hora de ter a sua empresa é fundamental, e hoje existem várias formas de estar em contato com esse profissional de forma mais acessível e prática para todas as pessoas.

Conhecer o lugar onde seu comércio será instalado é importante para não ter surpresas com a prefeitura por exemplo, já que algumas localidade podem apresentar limitações  quanto a atividade pretendida.

 

5 – Saiba negociar

Outra coisa que sempre é preciso ter em mente é que mesmo pequeno é possível negociar com fornecedores em busca de melhores preços e consequentemente melhores lucros para você.

Aqui a qualidade sempre vale também, não adianta muito investir apenas em produtos ou serviços que sejam mais baratos, mas que deixem a desejar na qualidade.

Marcas são escolhas individuais e se seu comércio vai ter quantidades relativas de cada coisa é uma questão de percepção.

Não limite seu púbico a escolhas simples e se permita testar novos produtos, marcas ou até serviços.

 

Seu negócio não necessariamente precisa ser no bairro que você mora, as vezes você consegue perceber em um bairro a carência de um comércio específico, como um mercadinho ou uma padaria. Ou ainda pode ser um bairro que esteja em evidência no momento e não tenha um bar ou lanchonete.

Em qualquer área do empreendedorismo, o mais importante é ter a mente aberta para as oportunidades e não desistir na primeira adversidade.

 

 

A Sennda Software oferece as melhores soluções em software para gerir seu comércio.

Além de oferecer equipamentos de automação comercial que ajudarão na gestão do seu negócio.
Clique aqui e entre em contato conosco.