Como abrir um hortifrúti? - Sennda Software

Agendar certificado digital

Blog

Como abrir um hortifrúti?


abrir um hortifrúti

01fev2021


Estar atento ao mercado e ter um bom embasamento de pesquisa diminui significativamente os possíveis erros na hora de abrir um hortifrúti.

Como já esperado, o setor alimentício é o que mais cresce por ano no Brasil, e abrir um hortifrúti pode ser uma opção interessante para quem deseja ter o próprio negócio.

Por isso, separamos algumas dicas que não podem ser deixadas de lado na hora de começar um negócio.

 

Comece fazendo um plano de negócios

Para ter ideia de como começar a investir, quanto será necessário, e ter uma dimensão real de retorno do investimento, é interessante começar colocando as coisas no papel antes de sair por aí investindo seu dinheiro.

Tenha um plano de negócio bem elaborado, com ele em mãos, é possível até conseguir mais investidores para o seu negócio, se isso se mostrar necessário.

Para montar um bom plano de negócios é preciso saber qual a sua atividade principal, seu produto bem definido, sua mão de obra necessária, uma estimativa dos gastos com colaboradores, além de definir um público alvo.

As suas decisões serão baseadas nesse plano, então dê atenção a ele.

 

Se legalize

Um erro que você não pode cometer na hora de começar o seu negócio, é agir com amadorismo e não se legalizar.

Estar em dia com o governo garante diversas vantagens como maior linha de crédito na hora de pedir um empréstimo no banco, melhores localizações para pontos comerciais etc.

Além disso, para começar a sua empresa, é preciso de um alvará de funcionamento, que é emitido pela prefeitura.

Ter um contador para te ajudar com isso é muito importante, pois ele vai te ajudar com toda a parte burocrática que envolve abrir uma empresa.

 

Escolha um local

Definido como sua empresa será gerada, é hora de escolher um ponto comercial.

Essa escolha é muito importante, e precisa levar em consideração onde o seu público alvo está e como você pode chamar atenção dele para o seu negócio.

Temos um artigo aqui que pode te ajudar com essa escolha

 

Estrutura e equipamentos

Após escolher o ponto comercial para o seu hortifrúti, é hora de começar a adaptação do espaço para começar.

Além da reforma, que mais uma vez precisa ser pensada com base no que os seus possíveis clientes se identificam, você vai precisar de equipamentos como:

  • Gôndolas / prateleiras
  • Geladeira / Refrigeradores
  • Balcão
  • Balança
  • Impressora de cupom fiscal
  • Computador
  • Suporte para sacos plásticos
  • Placas de preço
  • Sacos plásticos
  • Facas e acessórios

Nessa hora, não esqueça de colocar na sua lista um sistema de vendas que além de facilitar suas vendas, e controlar seu fluxo de caixa, facilita a comunicação com seu contador, para que você possa ter mais tempo para se dedicar ao seu negócio sem preocupações.

 

Invista em divulgação

Após estabelecido, é preciso se mostrar para os seus potenciais clientes.

Para isso, investir em divulgação de redes sociais, e outras formas de propagação é muito importante para ser notado nesse começo.

Por mais que sua identidade fale com seu público, é preciso ter em mente que ele ainda não o conhece, e você precisa mostrar para ele que está ali para solucionar um problema que ele tem.

Mostre nas redes sociais o interior da sua loja, seus produtos, seus diferenciais, tudo o que pode chamar atenção das pessoas.

Preste sempre atenção a linguagem utilizada e nas redes que você está investindo para saber se seu cliente realmente está lá.

 

Após abrir seu hortifrúti não pare de inovar

É comum, principalmente quando se trata de um estabelecimento de bairro, que com o passar do tempo o empreendedor desanime de buscar inovações para o seu negócio.

Mas isso é um erro que pode custar caro a longo prazo.

As pessoas buscam novidades, e ter sempre algo novo, seja produto ou serviço oferecido, pode ser seu diferencial.

Aqui no blog temos vários artigos que podem te ajudar a lucrar mais com o seu negócio.

Leia, estude e busque sempre novas opções para que seu negócio sempre tenha uma atenção positiva do seu cliente.