Como atrair e reter bons colaboradores para sua pequena empresa - Sennda Software

Agendar certificado digital

Blog

Como atrair e reter bons colaboradores para sua pequena empresa


17jan2019


Muitos que abriram uma empresa e estão começando a crescer em algum momento precisa começar a recrutar colaboradores. Esse processo para uma pequena empresa é um desafio, levando em consideração que é o próprio empreendedor quem precisa efetuar a seleção desse colaborador. E essa é uma escolha importante pois a contratação envolve além de custos , um investimento de tempo que esse colaborador leva para adaptação e conhecimento das políticas e forma de trabalho da empresa. E por conta dos direitos trabalhistas, a possível futura demissão pode acarretar ainda mais despesas que a empresa precisa pagar.

Então fique atento às dicas abaixo para além de recrutar de forma correta, tentar manter bons colaboradores em sua empresa:

 

Recrutando bons colaboradores

Se sua empresa é pequena e ainda está em crescimento, você terá que cuidar do recrutamento nesse primeiro momento, então escolha os currículos e separe os indicados para entrevista e chame os candidatos para conversar.

Durante a conversa, valide os itens que foram escritos no currículo com o candidato, pergunte como foi desempenhar as funções nas empresas que trabalhou e nesse momento observe como o candidato à vaga se comporta. Dependendo do cargo você pode levar em consideração a forma da pessoa se expressar, se tem dicção, ou se demonstra domínio sobre o que ela escreveu que são suas habilidades.

Por outro lado, converse com a pessoa sobre a função de forma bastante clara, sem omitir os detalhes. Fale sobre como é a função, o que você espera da pessoa que vai exercer. Não omita nada, fale sobre como é o ambiente de trabalho, o dia a dia e a cultura da empresa. Essa conversa clara e o detalhamento sobre as funções pode gerar menos reclamações futuras do candidato escolhido.

 

Mantendo bons colaboradores

Igualmente importante a recrutar bons colaboradores está a manutenção de talentos que você tenha recrutado para a empresa. Em muitas áreas há uma concorrência grande com relação a talentos que surgem, muitas vezes, por detalhes que você não observou pode perder um bom colaborador para um concorrente.

Então para manter os bons talentos em sua empresa, procure cumprir com tudo o que foi conversado na entrevista, esse é o primeiro ponto a se observar.

Um outro ponto que é importante e muitos não levam em consideração é saber ouvir os colaboradores. Muitos não se atentam a isso pois tem um objetivo muito claro e uma direção muito particular da sua empresa, porém é interessante que você saiba ouvir dos colaboradores ideias e sugestões que podem ajudá-lo. Então agende reuniões periódicas para ouvir seus colaboradores. Dessas reuniões podem surgir grandes ideias e boas sugestões de melhora dos processos da empresa, por outro lado o colaborador se sente valorizado por participar do dia a dia da empresa com essas ideias e sugestões. Esteja preparado também para ouvir críticas. Saber ouvir é uma virtude que todo grande empreendedor de sucesso.

Um outro recurso que você pode oferecer é uma remuneração extra por produtividade e metas alcançadas. Isso por ser um bom motivador e faz com que o colaborador se sinta motivado.

E por último, invista em treinamento e cursos de capacitação para seus colaboradores, pois isso além de também trazer engajamento, faz com que ele se sinta motivado e compromissado com a empresa, além de fazer com que ele desempenhe papéis mais técnicos ou de maior responsabilidade no futuro sem que você precise trazer outros profissionais mais caros.

 

 

Já conhece a Sennda Software? Temos as melhores soluções em software e equipamentos para automação comercial. Clique aqui e solicite um orçamento.