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Como começar uma venda de forma eficiente


venda eficiente

02jul2020


Muitos empreendedores, ao abrir um negócio, podem imaginar que apenas o fato de terem um estabelecimento aberto já garante o sucesso dos negócios, e que a empresa vai render os lucros necessários.

Mas alguns acabam se deparando com uma realidade bem diferente, já que, mesmo com seu negócio aberto com dedicação, um ambiente agradável e um ponto de venda que lhe pareça favorável, algumas coisas simplesmente não parecem acontecer como ele imaginava.

Uma coisa que muitos não levam em consideração, é que por mais que seu negócio seja essencial e o ambiente precise dos seus serviços ou produtos, vender sua mercadoria é fundamental para ter sucesso.

A arte de se tornar conhecido e lembrado pelos clientes não depende apenas de um estabelecimento comercial atrativo, é preciso dedicação quando o assunto é vendas.

Por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar!

 

Tenha objetivos claros

Para começar, não poderíamos deixar de mencionar que, seus objetivos ao abrir um negócio precisam ser claros, para que você possa entender de onde sua empresa partiu e para onde ela vai.

Como mensurar o sucesso, se antes de tudo você não estabelecer metas claras e realistas?

Então, para que seu processo de venda tenha êxito, pensem em quais objetivos e metas você precisa alcançar para medir a eficácia de suas estratégias.

 

Conheça seu produto

Pode ser desde um mercado de bairro à uma lanchonete ou hortifrúti, conheça seu produto, seus pontos fortes e fracos.

Entenda quais os diferenciais que seu produto oferece, mesmo que ele seja o único da sua região, quais as vantagens que um cliente tem em comprar de você que ele não tem em comprar de outro lugar?

O que seu comércio oferece de benefícios e o que ainda precisa melhorar para que seu produto se torne essencial na vida do seu cliente?

 

Conheça o mercado

Talvez as suas expectativas não estão sendo cumpridas, apenas por não entender exatamente a realidade do seu mercado.

Buscar se destacar em meio a concorrência exige primeiro de tudo conhecer a concorrência, para entender onde você pode acertar em algo que ele esteja “errando”.

 

Conheça seu cliente

Se você tem um comércio local, isso pode ser mais simples do que imagina.

Tirar um tempo do seu dia para dedicar a dar uma atenção aos seus clientes é fundamental para estabelecer um relacionamento duradouro.

Você vai notar que muitas pessoas, não compram apenas produtos, elas compram experiências.

Por isso é fundamental que ao chegar em seu estabelecimento a receptividade seja bem trabalhada, para que na hora da decisão seu cliente pense em você, ao invés de ir até o seu concorrente.

Melhor ainda se você consegue lembrar o nome do seu cliente, ele vai se sentir mais acolhido e importante. Claro que em comércios grandes essa talvez não seja uma tarefa simples, mas em pequenos negócios isso é completamente possível.

E se seu fluxo de clientes for muito grande, procure prestar atenção para quem sempre volta e tenha esses clientes sempre em mente.

 

Invista em Marketing

Se sua empresa ainda não pode contratar um serviço profissional, vale tentar se aventurar você mesmo.

Redes sociais, canais de comunicação diretas como o WhatsApp, por exemplo, são ótimas formas de vender sem ter que gastar muito e podem te trazer bons resultados.

Para momentos onde a ida do cliente ao seu estabelecimento possa estar impedida ou restrita, você pode ir até ele através da internet.

Parece uma dica simples e “batida”, mas muitos estabelecimentos, principalmente de bairros, muitas vezes não se importam com esse detalhe, ou faz essa comunicação, mas em perfis pessoais, o que dificulta o cliente a encontrar seu negócio.

Ter uma rede exclusiva para o seu negócio, é um dos primeiros passos para tornar seu empreendimento, é vital para que as pessoas entendam que não se trata de uma pessoa vendendo produtos de qualquer maneira, mas que ali existe uma empresa formal, que trabalha para suprir alguma necessidade do cliente.