Como escolher um ponto comercial? - Sennda Software

Agendar certificado digital

Blog

Como escolher um ponto comercial?


Como escolher um ponto comercial

21set2019


Abrir um negócio próprio envolve várias escolhas importantes e uma delas é com relação ao ponto comercial.

Escolher um ponto comercial adequado por fazer diferença para um negócio novo, e pode determinar o sucesso do empreendimento.

Por mais que o negócio atenda a necessidade de um público específico, e que tenha uma estrutura adequada para aquela localidade, estar em um lugar que seja de fácil acesso, e que tenha uma boa visibilidade é fundamental. Um excelente negócio pode naufragar apenas por estar mal localizado.

Nessas horas nada de ir pela intuição! Ela pode ajudar em algumas outras partes do seu negócio, mas pode ser o ponto determinante para o fracasso do seu negócio quando o assunto é a localização.

Separamos alguns pontos para te ajudar na hora dessa escolha tão importante:

1 – Tenha calma:

Escolher um ponto comercial por impulso, ou pensar apenas no preço que se encaixa no seu orçamento, não são únicos para escolher uma boa localização. Um lugar por exemplo que tenha um excelente preço, mas que você sabe que nada dura muito tempo, não é um bom sinal. Por isso, não se desespere, pesquise onde seu cliente passa, sendo um comércio local, pesquise se aquele lugar tem uma rotatividade constante do seu público alvo.

2 – Cada ponto comercial é um ponto

Não adianta achar que adaptar o seu negócio a um lugar já configurado vai dar certo para o seu negócio. A escolha precisa partir do princípio do que você precisa, e não do que o estabelecimento oferece pronto. Por exemplo: Se em um lugar havia um açougue que fechou, talvez não seja o lugar mais adequado para montar uma mercearia, cuja distribuição de produtos é completamente diferente.

Então, não escolha seu ponto comercial pelo que ele já te dá, mas por aquilo que ele pode se tornar.

3 – Conheça a vizinhança

Quando falamos em um comércio de bairro é bem mais fácil você saber o que funciona ou não em cada ponto. Se você pretende montar um comércio no seu bairro fica mais fácil entender onde é melhor montar seu negócio. Além disso, se você está começando e pretende concorrer com um comércio já estabelecido é importante saber onde aquele concorrente está errando e acertando para saber como você pode se diferenciar no seu bairro.

4 – Fique atento aos obstáculos

Para garantir a visibilidade e aceitação do seu estabelecimento, você precisa pensar em alguns pontos que são importantes:

  • A localização favorece a compra por impulso ou conveniência?

    • Ou seja, está em um caminho que seu cliente faz que gere nele uma necessidade de comprar naquele momento?
  • O destino do seu cliente passa por aquele lugar?

    • Seu público alvo passa com frequência por aquele lugar? Tem algum ponto de ônibus ou local para estacionar com facilidade por perto?
  • A fachada é bem visível?

    • As pessoas conseguem achar o seu estabelecimento apenas “passando o olho” no lugar? Ou exige uma certa atenção nessa hora?
    • Em uma compra por impulso por exemplo a fachada pode ser totalmente decisiva.

5 – Sobre o imóvel:

Se você vai comprar ou alugar p imóvel é uma decisão um pouco mais complexa que envolve outros pontos que não vamos tratar nesse artigo, mas você precisa prestar atenção ao que você vai escolher com relação a estrutura.

  • Qual o estado das paredes e teto do lugar?

    • Um investimento baixo é o que todos procuram na hora de começar seu negócio, mas as vezes o barato pode acabar saindo caro a longo prazo quando houver alguma manutenção grande que precise ser feita com algum tipo de urgência.
  • Como estão as instalações de água e luz?

    • Se for possível preste atenção em como as instalações de água, luz, saneamento estão feitas, pois instalações feitas de qualquer maneira, podem a princípio resolver um problema, mas gerar um maior a longo prazo, como incêndio ou vazamentos por exemplo.

 

Agora mãos a obra! Com uma boa pesquisa e disposição você pode fazer seu pequeno negócio um sucesso e obter o sonho de trabalhar em uma coisa sua e com potencial de ir mais longe e atingir mais pessoas!

 

 

A Sennda Software oferece as melhores soluções em software para gerir seu comércio.

Além de oferecer equipamentos de automação comercial que ajudarão na gestão do seu negócio.
Clique aqui e entre em contato conosco.