Como fazer minha mercearia crescer? - Sennda Software

Agendar certificado digital

Blog

Como fazer minha mercearia crescer?


mercearia crescer

29mar2021


Não basta abrir uma mercearia, um empreendedor que quer ter sucesso deseja crescer e se consolidar no mercado, e isso não é sonho apenas para empresários de grandes empresas.

A cada dia novos negócios começam e com eles o sonho de uma vida se inicia, e aos poucos abre-se um leque de opções para aumentar seus lucros.

Mas claro que isso requer alguns passos e estudo por parte do empreendedor, vamos listar algumas dicas de como começar a fazer sua mercearia crescer.

 

Tenha um plano de negócios bem detalhado

Já falamos aqui sobre algumas dicas para conseguir um empréstimo para expandir, e umas das dicas é ter um plano de negócio detalhado.

Com ele é possível analisar como a sua empresa está estruturada, e com isso, fica mais fácil conseguir captar algum recurso, seja por investidor ou através de crédito em banco para poder crescer.

Para quem ainda não fez nada relacionado a isso, você pode usar o Business model canva, que vai te ajudar a visualizar as principais informações da sua empresa.

Mas claro, que isso não substitui o plano de negócio, por isso o SEBRAE disponibiliza um guia para te ajudar nessa elaboração.

 

Tenha seu público alvo em mente

Se você tem um mercadinho com alguma especialidade, e quer expandir para outros bairros, é preciso analisar se seu público está naquele local.

Afinal, para cada localidade, uma determinada necessidade pode aparecer, e você precisar estar atento para saber se seu negócio atende a essa necessidade.

Sempre frisamos aqui a importância de conhecer o público alvo, por isso, antes de crescer, estudar o mercado, seu público, seus produtos e soluções é muito importante.

 

Capacite sua equipe

Com apenas uma empresa, é normal o empreendedor trabalhar com parte ou várias funções dentro do negócio.

Mas se seu objetivo é crescer, você vai precisar de uma equipe para gerenciar seu negócio.

Afinal, não será possível estar em dois lugares ao mesmo tempo, e você precisa confiar que as pessoas que estão trabalhando no seu negócio, falem a linguagem da sua empresa.

Através desses treinamentos, por exemplo, é possível identificar se na sua equipe tem pessoas com potencial para atuar em outras funções dentro da sua empresa, inclusive funções de gestão.

Por isso, não hesite em investir em treinamento para sua equipe, seja ela nova ou antiga.

 

Conheça os pontos fortes e fracos do seu negócio

Para crescer, sua empresa precisa se destacar no mercado onde pretende se estabelecer, e nem sempre se destacar tem a ver com menor preço.

Muitas vezes, você pode se destacar solucionando problemas que seu concorrente não soluciona.

Ou oferecendo produtos e serviços diferentes do dele.

Conheça sua empresa, seja realista ao fazer essa análise, você precisa entender quais os pontos fortes e fracos do seu negócio, para poder saber com o que trabalhar em cada lugar.

 

Atenção à divulgação

Quando se chega em um novo lugar, é preciso se fazer conhecido, e as redes sociais estão aí para como uma ótima ferramenta para chegar até seus possíveis clientes.

Com a divulgação correta, você alcança as pessoas que se beneficiam do seu negócio na região, e com isso, você consegue mostrar seus pontos fortes para essas pessoas.

Ter uma rede social, pode te ajudar a mostrar para seu público alvo, naquela localidade, que você tem a solução exata que precisa.

Invista em qualidade, imagens bem feitas e outras formas de divulgação que são adaptáveis a sua realidade e falam com seu público.

 

Essas são dicas simples, mas que são essenciais para quem deseja fazer a mercearia crescer ou qualquer outro negócio que desejar.

Tenha essas informações em mente, e busque ajuda se precisar.

Um dos pontos chaves de um empreendedor de sucesso, é sempre estar atrás de novos conhecimentos e em como administrar melhor o seu negócio, por isso, mãos a obra!