Como montar uma lanchonete em espaço pequeno? - Sennda Software

Agendar certificado digital

Blog

Como montar uma lanchonete em espaço pequeno?


lanchonete espaço pequeno

14set2020


Começar uma lanchonete em um pequeno espaço é a realidade de muitos empreendedores iniciantes, que tem o desejo de ter seu próprio negócio, mas tem limitações quanto a disponibilidade de espaço.

Mas isso não impede de maneira nenhuma você conquistar seu sonho de empreender, basta apenas seguir algumas dicas e usar a criatividade para que dê certo.

Pode ser que você encontre vários lugares dizendo que você precisa ter “X” metros quadrados para começar sua lanchonete de sucesso, e isso pode acabar limitando seu sonho.

Mas não se prenda a isso, confira as dicas que separamos para você e use toda a sua criatividade para fazer dar certo seu sonho.

 

1 – Ter uma lanchonete em espaço pequeno requer planejamento

Pode parecer uma coisa simples, mas você não precisa pensar em ter um espaço gigantesco apropriado para montar sua lanchonete.

Existem negócios que começam até na varanda de casa e depois crescem para lojas grandes ou ainda pessoas que usaram a garagem que tinham e não trocam o ponto por nada.

O que vale aqui é a localização e visibilidade que as pessoas tem da sua loja.

Mas tenha em mente, de que começar um negócio precisa ser de forma séria, então o Alvará de Funcionamento também é importante para não acabar tendo problemas com a prefeitura da sua cidade.

Então, para começar, seja realista e reconheça as suas possibilidades dentro do que você já possui, e comece por aí.

 

2 – Escolha os equipamentos certos

Planejar a organização do seu estabelecimento é muito importante para montar uma pequena lanchonete, pois a agilidade e o espaço limitado são fatores que você precisa estar atentos.

Pesquise bem sobre medidas, e quais equipamentos são realmente essenciais para que seu negócio funcione.

Como se trata de alimentação, o local onde você vai guardar seus alimentos também é importantíssimo, e precisa ser levado com o máximo de atenção possível.

Algumas coisas que são essenciais:

  • Freezer;
  • Geladeira;
  • Fogão industrial;
  • Chapa para o preparo de lanches;
  • Bancada de aço inox;
  • Pia de aço inox;
  • Fritadeira;
  • Liquidificador;
  • Processador de alimentos.
  • Balança
  • Utensílios de cozinha (garfos, colheres, panelas….)

Além claro do material para o caixa.

 

3 – A primeira impressão é a que fica

Sua lanchonete pode ser pequena, mas você pode investir em qualidade de atendimento, e principalmente limpeza.

A localização do seu ponto vai dizer muito sobre o tipo de aparência que seu negócio precisa ter, mas de qualquer maneira, ter uma boa higiene no local é o mais importante.

É comum ver grandes redes de sucesso que acabam sendo marcadas, principalmente em época de redes sociais, como lugares sujos e de péssimo atendimento.

Então, invista no que realmente importa, a aparência do lugar é importante, mas atender seus clientes com um sorriso, roupas limpas e simpatia pode fazer com que eles voltem com frequência.

 

4 – Invista em tecnologia

Pode parecer que por ser um novo negócio, você não precise de tecnologia ou que ela seja apenas para empresas grandes.

Mas isso não é verdade!

Tratar sua empresa desde o começo como uma empresa organizada é fundamental para você conseguir chegar mais longe.

Aproveite esse início para estabelecer rotinas simples e atitudes que facilitam a sua vida agora e quando sua empresa ficar maior.

Assim como ter um contador é essencial para que sua empresa seja totalmente legalizada e você realmente empreenda da forma correta.

Um sistema de vendas pode te ajudar muito na organização, e agilidade das vendas.

E pode parecer uma coisa muito cara, mas na realidade você vai se surpreender com o valor que você vai investir e o resultado a longo prazo que você vai ter.

 

5 – Aproveite a onda de entregas

Se seu espaço não tem lugar para colocar as mesas e cadeiras para que seus clientes possam comer no seu estabelecimento, você pode investir em Delivery.

Tenha produtos que são interessantes baseados no público que está na sua região e aproveite que muitas pessoas não estão comendo em lugares fora de casa para oferecer produtos que facilitem a vida delas.

Por exemplo, se seu ponto é localizado perto de escritórios, fábricas ou estabelecimentos comerciais, você pode oferecer lanches que as pessoas possam comer imediatamente, mesmo que elas apenas peguem no seu estabelecimento e vão para outro lugar comer.

Mas se sua lanchonete se encontra em uma localização que tem mais residências, que tal optar por um atendimento online e pedidos feitos através das redes sociais e entregues por motobóis.

Você ainda vai ter os benefícios de ter um local físico para as pessoas pegarem seus pedidos, e pode alcançar outras pessoas com o atendimento online.

 

6 – Não olhe apenas suas limitações, mas foque nas suas oportunidades

O mais importante na hora de começar qualquer atividade empreendedora, é ser criativo e não olhar apenas para as questões limitantes, mas encará-las como obstáculos a serem vencidos.

A diferença entre um empreendedor de sucesso e outro que não conquista seus objetivos está exatamente na determinação de cada um.

Esperamos ter ajudado, e não esqueça que o sucesso do seu negócio depende de você!