Como se destacar da concorrência através do Marketing de Varejo - Sennda Software

Agendar certificado digital

Blog

Como se destacar da concorrência através do Marketing de Varejo


06jun2019


O marketing geralmente é associado à marcas e produtos em específico, não pensamos inicialmente em marketing quando falamos de varejo. Mas é possível usar técnicas de marketing adaptadas para o varejo, a fim de atrair a atenção dos clientes. Afinal, por que o cliente entraria na sua loja ao invés da outra?

Mas o que seria o marketing de varejo?

Trata-se de um conjunto de ações de um varejista para promover e vender seus produtos. A única diferença para o marketing tradicional são as particularidades do negócio. Assim como em muitos outros aspectos do marketing, aplicamos aqui o princípio dos 4 P’s: Produto, Preço, Praça e Promoção.

 

Produto

Antes de tudo é preciso oferecer produtos que tenham demanda pelo mercado. Procure entender o que os clientes estão buscando e busque sempre ter o produto à disposição em seu estabelecimento. Ter um sistema de automação comercial eficiente pode dar uma grande ajuda nessa tarefa, e treine seus colaboradores para sempre tentar extrair do cliente as informações de se o produto que ele procura está em falta.

 

Preço

O preço é muito importante e muita das vezes decisivo na decisão de compra do cliente. Para precificar o produto você deve levar em consideração algumas variáveis e antes de tudo, entender o perfil de seus clientes, qual é o seu público-alvo.

Já publicamos aqui algumas dicas sobre precificação que podem ser úteis. Fique atento também o valor de mercado dos produtos. Ter um bom fornecedor e saber negociar também são itens fundamentais para se conseguir oferecer bons preços aos clientes.

 

Praça

O nome pode parecer estranho inicialmente mas a praça é o ponto de venda do negócio, sua loja física ou seu site, caso tenha um comércio eletrônico.

É fundamental ter um bom ponto de venda, no caso da loja física, bem localizado e organizado, com fácil acesso aos produtos. Novamente voltando à esse quesito – entenda seu público-alvo – e procure tanto uma localização quanto organização que melhor atenda seu cliente. No caso de uma loja virtual, invista em um bom visual e facilidade de uso para o seu site e também em técnicas de SEO para ser encontrado nas pesquisas.

 

Promoção

Por fim a Promoção, onde de fato pode ser aplicado estratégias de marketing, tanto tradicional quanto digital, para promover seu negócio e seus produtos. Procure entender o melhor momento de oferecer descontos em determinados produtos e busque as melhores técnicas para divulgar seu negócio. Fique atento também à sazonalidade para promover os produtos. Publicamos por aqui algumas ideias de marketing para mercados e mini-mercados, clique aqui para conferir.

 

Tem ou pretende abrir um varejo? A Sennda Software tem as melhores soluções em software e equipamentos para automação comercial. Entre em contato e solicite um orçamento! Clique aqui!