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Como se preparar para a Black Friday


15nov2018


Estamos chegando em mais uma edição do Black Friday, você pensa em aderir? Nesse artigo vamos explicar o que é a Black Friday e como se preparar adequadamente para esse dia.

 

O que é Black Friday?

A Black Friday surgiu na Filadélfia, nos Estados Unidos e quer dizer “Sexta-Feira Negra”. Trata-se de um dia de grandes descontos no comércio que sempre ocorre na 4ª sexta-feira de novembro.  Nos Estados Unidos foi criado na década de 60 e aos poucos outros países, entre eles o Brasil, começou a aderir. É uma data que tanto comerciantes como consumidores podem aproveitar para aquecer o mercado antes do Natal e feriados de Ano Novo.

 

Algumas dicas para se preparar para a data:

Aqui no Brasil, infelizmente devido a algumas más práticas, a Black Friday acabou ganhando alguns apelidos pejorativos, como “Black Fraude”. Muitos comerciantes aproveitaram a data e venderam produtos “pela metade do dobro”. Isso criou uma péssima imagem, que vem se dissipando nos últimos anos com uma fiscalização eficaz, principalmente por parte do Procon e de algumas associações. por isso:

01) Dê descontos reais.

Não venda os produtos pela metade do dobro do valor, dê descontos reais. Você não precisa dar desconto em todos os itens, selecione os que tem uma boa margem e tome cuidado para não gerar propagandas enganosas. Anuncie a porcentagem de desconto correta que você está concedendo para aquele produto ou serviço.

 

02) Prepare o estoque

O Black Friday pode ser uma boa oportunidade para você fazer uma queima em produtos que estão parados em seu estoque. Antes de definir descontos e preços, faça uma análise do seu estoque e aproveite para fazer uma queima em produtos que não giram tanto. Produtos que estão saindo de linha são outros alvos para conceder bons descontos.

 

 

03) Divulgue

Se você vai aderir ao Black Friday, é necessário que divulgue, por isso prepare sua loja para esse dia, prepare a vitrine, faça alguns cartazes com dizeres informando as promoções ou descontos que vai oferecer no dia, como “Black Friday, Até 50% OFF” ou “Descontos de até 50% em peças selecionadas”. Divulgue também online, nas redes sociais com algumas semanas de antecedência para preparar seus clientes.

 

04) Prepare a equipe de vendas

Sua equipe de vendas precisa estar alinhada para mostrar aos clientes as peças com desconto e sugerir o produto de acordo com a necessidade do cliente. Por isso, alinhe com sua equipe os produtos que tem maiores descontos para que eles informem corretamente os clientes para que este não tenham dúvidas. Os bons vendedores certamente vão aproveitar a data para aumentar exponencialmente suas vendas e respectivas comissões. Alinhe com eles também a política de trocas, pois com preços mais atrativos, muitos clientes compram muitos produtos por impulso e depois precisam trocar, então alinhe o discurso da troca com a equipe para que não haja informações desencontradas.

 

Neste ano de 2018 a Black Friday vai acontecer no dia 23/11. Então fique atento e aproveite o dia para potencializar suas vendas!