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Como se preparar para o dia das mães à distância


28abr2020


O dia das mães é a data que mais se vende no ano depois do natal, e esse ano vai ser comemorado no dia 10 de Maio, e para muitos empreendedores esse período de quarentena pode exigir um nível de adaptação do negócio maior que o normal, mas nada torna impossível a possibilidade de garantir que esse seja uma boa data comemorativa.

Separamos algumas dicas que podem te ajudar a vender, mesmo diante de todo o distanciamento social causado pelo Coronavírus, respeitando sempre as medidas de segurança, para não colocar em risco tanto a sua equipe como os seus clientes.

 

Primeiro de tudo, planeje-se com antecedência

Não adianta ficar esperando que a quarentena passe até lá, para que você possa tomar medidas de marketing para essa data. Começar o planejamento com antecedência te dá a oportunidade de ajustar suas estratégias em qualquer circunstância, seja de liberação parcial (caso seu estabelecimento não esteja aberto), ou ainda para uma liberação completa.

Entenda que assim como você já está pensando nessa data, sua concorrência também está, então quanto antes você começar a pensar em ideias para atrair compradores para esse dia, melhor.

Garanta que sua empresa tenha todos os itens que você vai utilizar para atrair esses clientes, e que se sua estratégia girar em torno de um desconto por exemplo, estude com calma os impactos que isso pode trazer para o seu negócio, já que para alguns comércios o período de quarentena pode ter trazido alguns prejuízos.

Lembre-se que não adianta tentar se aproveitar desse momento para abusar nos preços também, pois além de se tornar menos competitivo, você vai passar a concorrer com lojas online, que a essa altura estão fazendo promoções e entregas mais rápidas que muito estabelecimento de cidades pequenas.

 

Dia das mães à distância

O distanciamento social é o ponto principal a ser tratado nesse momento, mas isso não significa que suas opções acabaram, ou que só porque você não conseguiu se adaptar a essa realidade ainda ela precise trazer complicações para o seu negócio.

É sempre importante lembrar que cada crise que uma empresa enfrenta é um momento de reavaliar suas expectativas, e suas rotinas para evoluir para um novo momento, e com isso trazer um crescimento para você como empresário e para sua empresa.

Muitas famílias terão que lidar com o desafio de comemorar o dia das mães com respeito as medidas de segurança contra o Coronavírus, e cabe ao comerciante pensar em estratégias para atender essa nova realidade, e provavelmente a campanha de marketing feita ano passado não sirva para esse ano.

Por isso, você pode pensar em implementação de estratégias como:

Entregas em domicílio

Se sua empresa ainda não adotou um sistema de Delivery pode ser que essa seja uma oportunidade de dar uma chance a esse novo sistema de trabalho.

As pessoas podem fazer o pedido em casa e a entrega é feita onde o cliente estiver.

Entenda que nesse dia, seu produto não é apenas um item de consumo, mas uma expressão de sentimento que precisa ser levada em consideração, e que se sua empresa conseguir passar esse sentimento pode ser um diferencial.

Seja uma embalagem ou uma opção de mensagem personalizada, um mimo para ela, as opções são infinitas, e oferecer algo que te diferencie dos concorrentes pode ser o ponto principal nesse momento.

 

Treine sua equipe

Não adianta seu produto ser exatamente o que o seu cliente deseja, e você conseguir bolar uma estratégia fantástica para esse momento, se na entrega a experiência não for priorizada.

Um bom atendimento pode fazer toda a diferença, lembre-se que muitas mães estão em casa sem poder ver seus filhos, e levar um pouco de afeto através de uma palavra amigável e um bom atendimento pode fazer diferença no dia dessa mulher.

 

Produtos exclusivos

Uma boa opção para quem não quer ter muita surpresa na hora da organização financeira, é separar os produtos específicos que farão parte dessa data comemorativa.

Se seu estabelecimento é um restaurante, por exemplo, você pode fazer uma opção exclusiva para esse dia e focar sua estratégia de marketing nesse produto.

Promoções sempre são bem vindas em qualquer época, e dependendo do produto selecionado, uma gama maior de pessoas pode ser alcançada com essa promoção.

 

Invista em divulgação

Lembre-se que você pode não ter uma vitrine chamativa nesse momento para atrair o consumidor pela impulso, mas pode chegar nele através de outras ferramentas.

Facebook, Instagram, Youtube e Whatsapp são ferramentas que estão constantemente na mão das pessoas nessa época e você pode utilizá-las para vender mais! E chegar onde antes não era tão fácil.

Além disso, que tal escolher algum influenciador da sua cidade e fazer uma parceria com ele para divulgar seus produtos? Pode ser uma boa forma de divulgação caso escolhido com o critério correto.

Lembre-se de que essa pessoa vai representar a sua empresa, e precisa estar alinhada tanto com o seu público alvo, como com os princípios da empresa.

 

Dê um passo além

Pense em algo diferente, não se limite apenas às ideias simples que todos os anos fazem sucesso. Um vídeo diferente, uma estratégia em que o próprio usuário participe da escolha do produto em promoção ou ainda uma forma diferente de apresentar um produto já conhecido.

Uma ideia de sucesso hoje, foi uma jogada arriscada em algum momento, apenas não perca a oportunidade de inovar na sua estratégia.

Sua empresa pode não ter tido nenhuma iniciativa até aqui para vender mais e se adaptar a essa nova realidade, mas uma coisa é certa, o mundo não será mais o mesmo depois dessa pandemia, e um novo jeito de fazer negócio vai começar a surgir.

Estar preparado, com a mente aberta e pensando fora da caixa é fundamental para o empreendedor do futuro.