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Como se preparar para vendas no final do ano


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16nov2020


Final de ano chegou e essa é uma excelente época para as vendas do comércio, aquecido pelo Black Friday, o comercio em geral espera um crescimento, de pelo menos 3% esse ano em relação a 2019.

Então para você que tem loja é importante se preparar bem para esse momento que muitos aguardam com ansiedade.

É natural que para obter novas vendas e dar uma alavancada nessa época é necessário se preparar e tomar algumas medidas para garantir o aumento nos lucros.

Seguem algumas dicas do que pode ser feito na loja para potencializar suas vendas nessa época:

 

01) Reciclagem de treinamento para equipe de vendas

Todos sabem a importância de treinar a equipe de vendas. Vendedores que conhecem seus produtos é um requisito para qualquer loja.

Então visando o fim de ano, faça um novo treinamento da equipe, levando em consideração as vendas de fim de ano, quando chegam novos produtos e muitos consumidores buscam opções não apenas para uso próprio como para presentes.

É de extrema importância ter vendedores que dominam o conhecimento sobre os produtos como também saibam sugerir os melhores de acordo com a descrição de quem será presenteado.

 

02) Metas específicas

Além da motivação das vendas pelo próprio salário ou comissão em vendas, uma das estratégias interessantes a se adotar são metas de vendas.

Estabelecer uma meta motiva não apenas a equipe de vendas como a própria administração da loja, mas fique atento e crie metas ambiciosas porém não impossíveis de bater e leve em consideração que as vendas nesse fim de ano são maiores que em outras épocas.

Não se esqueça também de estabelecer bons prêmios para os vendedores que atingirem as metas, pois uma equipe motivada é uma grande alavanca para as vendas.

 

03) Novos clientes

Nessa época é natural que novos clientes entrem em sua loja, não apenas aqueles que já são seu público-alvo ou clientes já fiéis.

Como dito anteriormente, muitos vão à sua loja em busca do presente para o amigo oculto ou amigo secreto da família ou empresa.

Inclua essa informação no treinamento da equipe de vendas e ofereça um atendimento diferenciado, procurando destacar os melhores produtos da loja e oferecendo aquilo que atende as necessidades do cliente.

É uma grande oportunidade de converter esse novos clientes em clientes fiéis ou clientes que recomendem sua loja e produtos.

 

04) Estabeleça uma regra clara e objetiva para trocas

Principalmente em lojas de vestuário essa época é também de muitas trocas. Muitos ao presentear um amigo ou parente compra um calçado de número maior ou menor e uma camisa que ficou pequena ou muito grande.

Alinhe com a equipe de vendas e deixe bem claro, em um aviso perto do caixa, quais são as regras para a troca caso seja necessária.

Oriente também a caixa para informar ao cliente caso ele não pergunte ou não tenha lido o aviso. Mas é importante que isso sempre fique claro para o cliente para evitar algum tipo de dor de cabeça mais para frente.

 

05) Prepare o visual de sua vitrine e interior da loja

Modifique sua vitrine para essa época, com uma decoração natalina que não roube o destaque dos produtos. Crie adesivos e placas com temas relacionados ao natal e na vitrine além da decoração, procure escolher com cuidado os produtos que estarão lá.

A vitrine é o primeiro “contato” do cliente com a sua loja. Então separe os produtos de destaque e os que você julga que podem ser usados para presentear.

 

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