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Como usar o marketing a favor do pequeno negócio


02ago2019


Um bom plano de marketing é fundamental para qualquer empresa em qualquer estágio que ela esteja ou qualquer tamanho que tenha, seja um negócio ainda em seu início, uma grande empresa já consolidada no mercado ou ainda um negócio em crescimento.

Para ter um resultado efetivo com o plano de marketing criado é necessário antes de tudo conhecer o perfil do seu cliente, principalmente atender as necessidades dele da melhor forma possível. Como melhorar ou adaptar seu produto ou serviço para atendê-lo da melhor forma? Quais os diferenciais que seu produto ou serviço ter um valor maior que o da concorrência, fazendo com que o cliente opte por você ao invés do concorrente?

Esses são questionamentos importantes nos quais as respostas o ajudarão a elaborar um plano de marketing bastante efetivo.

Em uma entrevista para o portal Pequenas Empresas & Grandes Negócios, um dos grandes nome do marketing no mundo, Philip Kotler, autor de grandes best-sellers do assunto, como o “Administração de Marketing: Análise, Planejamento e Controle”, considerado por muitos a “bíblia” do marketing, dá algumas dicas de marketing voltado para pequenos negócios.

 

1)  Segmentação do marketing

“O marketing de antigamente focava nas massas. Era muito caro fazer um comercial de 30 segundos para a TV. Você precisa fazer uma segmentação de marketing e identificar o público que teria o maior interesse em sua oferta”, diz Kotler.

Como dissemos acima, você precisa conhecer o público do seu produto ou serviço, e direcionar suas estratégias de marketing para esse público. Toda a linguagem e imagens de anúncios, deve ser focado em “conversar” com o seu público alvo.

 

2) Colete dados

“O novo modelo de marketing envolve construir uma base de dados com informações confiáveis de perfil do seu público. Isso vai permitir que você escolha as ferramentas de marketing correta nas redes sociais”, afirma Kotler.

Coletar dados é essencial para você conhecer o seu público de verdade, não se baseando em achismos ou incertezas. Para isso é importante contar com um software para através de dados reais de cadastro de clientes, resultados de venda e produtos mais vendidos, por exemplo, são dados que podem te dizer muito sobre seu público, suas preferências e seu comportamento.

A Sennda Software tem um software sob medida para seu negócio, para que você possa coletar esses dados de forma prática. caso queira solicitar um orçamento, clique aqui.

 

3) Construa uma jornada até a compra final

Todas essas informações devem ser utilizadas para construir um caminho para o cliente. “Cada passo do cliente deve ser um ‘momento da verdade’ e deve encorajá-lo a dar o passo seguinte. Durante essa jornada, a empresa deve fornecer conteúdo que interesse o cliente. Esse conteúdo deve ser diferente de uma mensagem de vendas. Seria como um amigo dizendo para outro sobre algo interessante para ler”, diz o professor da Universidade Northwestern, de Chicago (EUA).

Essa é uma estratégia que consiste em através do seu posicionamento de marketing, como redes sociais e comunicação, criar uma “jornada” para levar seu cliente “pela mão” até a conversão, ou compra do produto ou serviço.

 

Link da entrevista: Clique aqui