Definições e dicas para manter seus dados protegidos de ameaças virtuais - Sennda Software

Agendar certificado digital

Blog

Definições e dicas para manter seus dados protegidos de ameaças virtuais


28jun2019


Você sabe o que é malware ou ransomware? Não? Saiba o que são essas expressões que tem se tornado populares nos dias de hoje e entenda como manter os dados da sua empresa protegidos dessas ameaças:

Definições:

O que é malware?

Malware é um termo que vem de “Software malicioso”. O criminoso o desenvolve para obter acesso do computador do proprietário. Na grande maioria das vezes, é instalado junto a alguns outros softwares, principalmente os baixados em sites de pirataria. O malware tendo sido instalado, o criminoso pode monitorar o que o usuário faz em seu computador e pode ser usado também para roubo de informações.

 

O que é ransomware?

O Ransomware é um malware que bloqueia o computador, impedindo o uso por parte do usuário e exige o pagamento de uma quantia para liberação.

 

Os computadores infectados com a WannaCry tiveram suas informações sequestradas e os criminosos exigiam um valor de até trezentos dólares para liberação dos dados, dobrando caso não houvesse respostas em duas horas. O pagamento deveria ser em BitCoin (moeda virtual) para que não houvesse possibilidade de rastreio.

Como a grande maioria das empresas depende das informações para seu funcionamento, as empresas atacadas se viam numa situação preocupante, pois mesmo efetuando o pagamento não há garantia nenhuma que seus dados serão liberados.

Infelizmente esse tipo de ataque tem se tornado comum e cabe a cada um se proteger da melhor forma.

 

Como se manter protegido?

 

Não há uma garantia de proteção completa, mas existem alguns cuidados e hábitos que dificultam a ação de malwares. Segue algumas dicas abaixo:

 

Fuja de softwares pirateados

Muitas empresas ainda usam softwares pirateados nos computadores, além de ilegal esses softwares podem trazer consigo malwares na instalação, o que pode ser uma grande porta de entrada para ataques. Muitas vezes o barato pode sair caro e esse é um dos exemplos disso. Compre softwares originais, além de mantê-los atualizados, você poderá ter suporte e segurança na instalação e manutenção do mesmo.

 

Mantenha tudo atualizado

Softwares ficam obsoletos com o tempo, e ficando obsoletos estão sujeitos a ataques, então mantenha seus sistemas atualizados, principalmente o sistema operacional (Windows, Linux, MacOS…). Pois muitas das atualizações que os desenvolvedores liberam é para corrigir falhas de segurança ou prevenir alguns tipos de ataques que se tem conhecimento. Mantenha também seu antivírus sempre atualizado, pois todos os dias os criminosos estão desenvolvendo novas formas de ataque e estudando os diversos sistemas que usamos no nosso dia a dia para descobrir possíveis brechas.

 

Tenha um backup, de preferência em outro local

Muitos só sentem falta de uma cópia de segurança, quando de fato perdem seus dados. Não cometa esse erro, mantenha um backup atualizado dos seus dados, de preferência em outro local, em um servidor remoto na internet, ou em outro computador fora da empresa. É de extrema importância essa cópia de segurança, pois caso sua empresa tenha sido vítima de uma ataque como o WannaCry, você não ficará na mão dos criminosos.

 

Tenha cuidado ao navegar na internet

Ao fazer uso diário da internet é necessário tomar alguns cuidados, como não abrir e-mails suspeitos, não clicar em um arquivo executável sem ter conhecimento da procedência, não navegar em sites que oferecem softwares, filmes e músicas grátis para download. Muitos dizem que o melhor antivírus do computador é um usuário prevenido, por isso tenha bons hábitos na internet.

 

 

Curtiu essas dicas? Fique à vontade para comentar caso tenha sofrido algum tipo de ataque virtual ou tenha alguma experiência parecida.

Já conhece a Sennda Software? Temos diversas soluções em sistemas de automação comercial para seu negócio! Clique aqui e solicite um orçamento!