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Dicas essenciais para quem deseja montar um empório


empório

24nov2020


Os armazéns de antigamente mudaram e deram lugar atualmente aos empórios, um lugar onde é possível encontrar produtos especializados e com um público mais bem definido.

Em geral produtos comercializados em um empório são: geleias, embutidos, produtos artesanais, cervejas artesanais, castanhas, queijos, grãos antepastos, entre outros.

Independente do tamanho do ponto comercial, é importante estar focado no público que vai estar sendo alcançado com aquele estabelecimento.

Quando se vai a um empório, não se procura produtos que se encontram em prateleiras de mercado, é preciso estar atento primeiramente à qualidade dos produtos, a estrutura do lugar e a forma de apresentação que são disponibilizados nas prateleiras.

Por isso a primeira coisa que é preciso estar atento é:

 

A localização

Não adianta montar um empório em um ponto comercial que não seja condizente com o tipo de produto que será oferecido para os clientes.

Ter em mente o público alvo e estar atento as condições e tipo de circulação que se tem em um lugar é fundamental para que esse tipo de comércio tenha sucesso.

Em geral, produtos oferecidos em um empório são consumidos por pessoas de classes A e B, dar preferencia a um lugar de fácil acesso para esse público, e de preferência próximo a locais em que esse público frequenta faz toda diferença para que seu negócio seja notado e alcance o público alvo.

Isso nos leva ao nosso segundo ponto importante:

 

O que o público alvo quer consumir de um empório?

Antes de começar a montar seu negócio, é preciso escolher seus fornecedores, que ofereçam variedade, qualidade e especialidades.

Não adianta pensar em comprar produtos mais baratos apenas para ter em sua prateleira. Ter um empório envolve ter produtos de qualidade elevada, pois é isso que o público alvo procura.

Além disso, é importante definir qual será o seu tipo de especialidade, comida natural/orgânica, cervejas artesanais….

Claro que ter um mix de produtos é importante, mas após definir um carro-chefe e garantir fornecedores que irão atender a sua demanda, é interessante procurar também formas de harmonizar o que você vende com outros produtos.

Tenha isso bem detalhado antes de começar seu negócio, e veja se o público que você deseja alcançar consome esse tipo de produto e com que frequência.

Outro ponto muito importante que é preciso levar em consideração é:

 

A estrutura do empório

Você está em uma localização privilegiada, que tem como objetivo alcançar um público exigente e que tem um paladar mais refinado.

Claro que a aparência do seu estabelecimento vai fazer diferença para chamar atenção dessas pessoas.

Mesmo que seja pequeno ou grande, pensar em como será a organização, ambientação, identidade visual e tudo o que os olhos podem ver, são pontos a serem estudados com calma, e de preferência planejados por alguém que saiba fazer esse tipo de serviço.

Entenda que se você escolher fazer tudo sozinho, pode acabar gastando mais do que precisa com coisas que não são necessárias para o seu ambiente.

E ao contrário das pequenas mercearias, o público aqui busca uma sofisticação e um ambiente que valorize e chame atenção para seu segmento.

 

Invista em uma equipe especializada

Se você escolher montar um empório de cervejas artesanais, por exemplo, mas não entende nada de cervejas artesanais, vai precisar que alguém da sua equipe entenda bastante disso.

Se você resolve montar um empório-café, vai precisar de uma equipe que saiba produzir pães, bolos, doces, que sejam diferenciados.

É importante que todos os colaboradores conheçam todos os produtos oferecidos e se possível suas possíveis combinações, para garantir vendas casadas.

Invista em treinamentos e atualização constante da equipe, sempre que adquirir um produto novo, apresente para a equipe, mostre suas possíveis variações e combinações para que eles tenham sempre um leque de informações adequados a um público exigente.

 

Se possível valorize os produtos locais

Pode ser que alguns produtos do seu empório sejam até importados, o que agrega valor ao seu negócio, mas valorizar os pequenos negócios locais pode fazer diferença também para esse público.

Esses artigos, em geral não são produzidos em grande quantidade e nem são encontrados em qualquer lugar, mas podem ser exclusivos do seu negócio.

Muitos empreendedores menores, estão constantemente buscando locais para oferecerem seus produtos, e pode ser que seu estabelecimento tenha um diferencial ao oferecer esse tipo de produto artesanal.

Mas antes de sair comprando qualquer coisa, confira se esse produto realmente tem a qualidade que você e seu público procuram, não adianta nada oferecer um produto que é artesanal, mas não tem a qualidade necessária para atender as demandas do seu negócio.

 

Entender como um empório funciona e como se explorar esse nicho de mercado é muito importante para o empreendedor que deseja começar esse tipo de negócio, mas a longo prazo pode trazer um retorno interessante se analisado e bem planejado.