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Dicas para alavancar as vendas da sua lanchonete


Dicas para alavancar as vendas da sua lanchonete

11maio2020


Já falamos aqui anteriormente algumas dicas para ter uma lanchonete de sucesso. Agora é hora de alavancar as vendas!

E por se tratar de um tipo de comércio simples de abrir e fácil de gerir, e a demanda crescente por serviços cada vez mais solicitadas, ter uma lanchonete que se destaque entre tantas acaba demandando um pouco mais de criatividade por parte do empreendedor.

Separamos algumas dicas para te ajudar a alavancar as suas vendas nesse setor tão concorrido.

Conheça seus concorrentes

Tenha em mente que se você abrir uma lanchonete pequena no seu bairro, provavelmente não estará concorrendo com as grandes marcas de fast-food. Mas talvez com a padaria, ou outro lanchonete similar próximo a você.

Saber identificar seus concorrentes vai te ajudar e muito a saber como trabalhar seu produto, como se destacar entre eles, e o que você pode fazer para chamar atenção do seu público alvo.

 

Invista na qualidade do cardápio

Não adianta ter um cardápio com apenas duas opções de pratos para oferecer para seus clientes, em algum momento, por mais delicioso que esse prato seja, seus clientes podem sentir a necessidade de comer algo diferente.

Por mais que a especialização em algum seguimento seja fundamental para se destacar de forma geral, ter um cardápio que alcance mais pessoas é muito interessante para manter a fidelidade e constância de seus clientes.

Por isso, após determinar o que você vai vender especificamente, aposte em pequenas opções para complementar os pedidos, como sobremesas, opções similares de lanches e refeições, etc.

Um erro a ser evitado é, ao abrir seu cardápio para colocar mais opções começar a vender coisas que não tenham relação umas com as outras, como uma lanchonete que venda lanches (hambúrgueres, cachorro quente, salgados) salgados congelados, tortas de aniversário, feijoadas e acompanhamentos e peixe e frutos do mar. Acredite, acontece por aí!

 

Invista em identidade visual e comunicação adequada

Já falamos anteriormente sobre a importância de conhecer seu público alvo, e entender como se comunicar com ele e onde essa comunicação pode surtir mais efeito.

Mas uma coisa que muitas empresas acabam pecando é com relação a sua identidade visual.

Por mais que seu negócio seja local, e você tenha pouco recurso para começar a investir agora, tenha em mente que sua loja será conhecida pela forma que você vai apresentá-la para as pessoas, e isso pode trazer repercussões positivas ou negativas, dependendo das suas escolhas.

Se possível invista em uma empresa que possa fazer por você uma coisa única, que seja marcante e de bom gosto.

Não precisa ser caro, existem muitas pessoas começando a investir nas suas carreiras de design agora e precisam de um portfólio, por exemplo.

 

Não esqueça da comunicação

Tanto a comunicação interna (entre os colaboradores) como externa (diretamente com o cliente) precisam ser bem planejadas, elas são fundamentais para fidelizar seus clientes, e garantir uma frequência de vendas.

Invista nas redes sociais, influenciadores da sua cidade e aplicativos, para que você seja bem conhecido e não haja dificuldade de ser encontrado.

Que tal criar uma comunicação direta via WhatsApp para que você possa enviar informações e promoções exclusivas (realmente exclusivas, que não sejam propagadas em nenhuma outra rede social) para clientes que se inscreverem?

Assim você pode ter um contato maior com esses clientes, e lembrá-los com frequência (não caia no erro de encher o cliente de mensagens também, para que ele não perca o interesse em continuar na sua lista) sobre as novidades da sua loja e garantir uma maior fidelidade.

Mas cuidado com grupos de WhatsApp, pois, apesar de parecer uma forma de interação boa, pode acontecer problemas com os quais você vai precisar lidar e poderá acabar tendo dor de cabeça com isso.

Tenha esses meios de comunicação onde os clientes possam te enviar mensagens diretas, mas sem a necessidade delas serem abertas a todas as pessoas.

 

Invista em tecnologia

Sempre comentamos por aqui, que a tecnologia é fundamental para qualquer empreendimento que queira expandir.

Ela vai te auxiliar na agilidade dos atendimentos e nas questões legais que envolvem a sua empresa, já que facilita, e muito, a comunicação com o contador.

Invista em sistemas que possam te auxiliar a ter um controle maior sobre o que entra e sai da sua empresa, fluxo de caixa e controle de vendas!

Isso vai te poupar muito tempo e trabalho na hora das declarações da sua empresa, além de facilitar seu dia a dia e controle administrativo.

Com um controle bem feito, você poderá saber quando investir e expandir e quando é a hora de esperar e se estruturar.

Isso garante uma empresa saudável e de muito sucesso!!

 

E aí? Tem mais alguma dica que você considera que faltou aqui?

Deixa aqui nos comentários pra gente!