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Dicas para aumentar as vendas do seu hortifrúti


hortifrúti

05fev2020


Manter as vendas em alta em qualquer estabelecimento nem sempre é uma tarefa fácil, mas se você precisa de dicas para aumentar as vendas do seu hortifrúti esse artigo vai te ajudar.

Existem várias estratégias que você pode utilizar para começar a atrair novos clientes ou até a vender mais para seus clientes fixos, e dedicação é o primeiro passo para isso.

Separamos algumas dicas que podem te ajudar nessa tarefa.

 

1 -Aumente a gama de mercadorias

Ter uma grande variedade de produtos facilita em muito as vendas casadas dos clientes. Atrair novos clientes, pode significar atrair novos gostos e necessidades.

Manter produtos diferenciados no seu hortifrúti pode fazer com que pessoas que procurem por determinados produtos diferentes conheçam o seu negócio, e clientes fixos comprem novas mercadorias devido a oportunidade.

Isso por si só já pode começar a aumentar as vendas do seu hortifrúti.

2 – Venda de alimentos pré-cortados

O dia a dia corrido de muitos clientes pode ser facilitado se você começar a oferecer alguns produtos, como legumes e verduras fracionados.

Você pode vender os mesmos produtos em duas versões, inteiro e fracionado e ver o que se encaixa melhor com o seu público.

Algumas alternativas:

  • Verduras como couve picada, por exemplo, vendidas em bandeja.
  •  Aipim descascado e congelado.
  • Frutas picadas, como melancias, por exemplo

A variedade das frutas, legumes e verduras que você vai oferecer depende diretamente da disposição delas no seu estabelecimento.

É possível inclusive vender esses produtos por um preço um pouco melhor, já que o cliente não terá o trabalho de cortá-los quando chegar em casa.

 

3 – Invista em estratégias promocionais

Muitos empreendedores acabam se apoiando apenas na sua exclusividade, quando se trata de um comércio de bairro, para garantir suas vendas.

É um erro comum, mas que a longo prazo pode diminuir significativamente suas vendas. É preciso sempre manter o cliente interessado em comprar na sua loja, e criar um dia da semana para fazer promoções pode fazer com que ele sempre volte para seu estabelecimento.

Você pode começar fazendo promoção de produtos que estão há muito tempo parados na prateleiras, e consequentemente já estão amadurecendo rápido. É melhor ter uma margem de lucro menor, em alguns momentos, do que perder completamente a mercadoria.

Ou que tal criar uma quarta verde, e colocar me promoção todas as hortaliças, é bem provável que alguns clientes entrem na loja para compra as hortaliças em promoção e acabem saindo com frutas e legumes para acompanhar.

 

4 – Degustação de produtos

Pode parecer estranho, dar algum pedaço de frutas para os clientes, mas isso pode ser uma boa estratégia para estimular a compra.

Quando algumas frutas chegam no hortifrúti, nem sempre estão completamente maduras, mas as vezes já estão doces e os clientes já podem aproveitar essa oportunidade e levar logo.

Separe algumas das melhores frutas e reserve alguma coisa para degustação, não precisa ser uma fruta inteira, mas pode ser pedaços de goiaba, abacaxi ou unidades de uva.

Se forem produtos novos que você está testando no seu hortifrúti pode ser que aquelas pessoas que não tem hábito de comprar aquela fruta se interesse por ver que está bem doce.

 

5 – Aproveite as datas comemorativas

Pode ser que seu produto não esteja diretamente ligada a alguma data comemorativa específica, mas aproveitar feriados e datas especiais para criar promoções e anúncios especiais pode te ajudar a vender mais.

Talvez não seja o caso de um desconto no valor dos produtos, mas a combinação de produtos oferecidos naqueles dia pode variar.

Por exemplo, que tal em épocas de festas juninas, colocar aipim, batatas, couve, e outros produtos utilizados para fazer caldo, com mais destaque, para estimular a criatividade do cliente e consequentemente sua compra.

 

6 – Facilite a forma de pagamento

Mesmo se tratando de um negócio de bairro é muito importante a facilitar a forma de pagamento para o cliente, ter uma maquininha de cartão que aceite várias opções de cartão pode te ajudar muito na hora de conquistar a fidelidade de clientes em geral.

Tenha em mente, que algumas pessoas realmente podem comprar poucas coisas por vez, mas o fato de ter uma maquininha pode estimular comprar maiores, já que algumas pessoas evitam utilizar o cartão para passar compras pequenas.

A tecnologia está aí para ajudar a todos, aproveite todas as oportunidade que ela oferece.

 

7 –  Cuide da aparência das gôndolas

Cuidar para manter seu hortifrúti sempre limpo e arrumado é muito importante para quem passa de fora e quem entra na loja.

A atração pelos produtos começa muito antes do cliente entrar na sua loja, e o que ele olha de fora estimula a entrada e a compra.

Se algum produto acabar e não tiver tempo de colocar a reposição, tente ocupar o máximo possível as gôndolas da frente da loja, você pode ter o melhor produto dentro do seu hortifrúti, se ele estiver escondido no fundo da loja as pessoas não vão conseguir descobrir de fora, e podem não se interessar em entrar para ver o que você tem.

 

Com algumas atitudes simples é possível ter melhores resultados, mas saiba que nada é mágica, depende de tentativas e testes. Mas com essas dicas você com certeza verá seus primeiros resultados.

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