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Dicas para implementação de Delivery


27mar2020


O cenário atual não está fácil para muitos empreendedores, mas a implementação de um Delivery pode te ajudar a passar por esse momento.

Claro que é preciso análise para tomar a melhor decisão para o seu negócio, e com isso garantir suas vendas e manter sua empresa funcionando em um momento tão delicado da economia.

Separamos para você algumas dicas para implementação de Delivery que podem esclarecer alguns pontos chave para esse recurso funcionar na sua empresa.

Para quem o Delivery funciona?

No cenário atual, praticamente todos os tipos de empreendimento podem optar por esse tipo de serviço.

Claro que alguns se beneficiam mais por se tratar de serviços essenciais como: mercados, mercearias, hortifrúti, padarias, farmácias, restaurantes…

Sempre existiu esse tipo de serviço em vários desses estabelecimentos, mas agora a implementação de um Delivery local pode ser uma estratégia para ajudar sua empresa a não fechar no vermelho.

A ideia nesse momento é garantir que seu cliente mantenha as compras em sua loja, sem que ele precise sair de casa.

Defina se você utilizará frota própria ou terceirizada.

Esse é o primeiro ponto a se pensar, são duas possibilidades igualmente interessantes, depende apenas da sua disponibilidade para tal aplicação.

Ter uma frota própria pode ser muito interessante, quando a localização das entregas se restringem a um determinado perímetro do seu estabelecimento.

Já a terceirização garante maior abrangência e um custo reduzido para sua empresa.

Defina os valores justos e sua área de cobertura

Se você optar por entrega terceirizada, você precisa combinar com o motoboy os valores a serem cobrados por localidade, para que o cliente consiga ser atendido e opte por escolher os seus serviços.

Entenda que preços muito fora da normalidade podem desestimular as compras, já que algumas empresas estão oferecendo esse serviço sem taxa de entrega (cada realidade é uma e precisa ser levada em consideração).

Além de definir os valores, você precisa definir as localizações que esse serviço vai atender, o objetivo aqui é manter  seus clientes rotineiros comprando em sua loja, mas nada impede de abranger essa área de entrega e conquistar novos clientes.

O importante é que todos sejam atendidos com qualidade e queiram voltar a comprar com você.

Divulgue!

Essa é uma arma muito importante!

Usar as redes sociais não deveria ser apenas uma ação que sua empresa precisa tomar em tempos de crise, mas ter um relacionamento com seus clientes em uma rede social pode manter esse cliente por mais tempo com você.

Já falamos aqui algumas vezes sobre a importância das redes sociais para o seu negócio, mas é sempre bom relembrar.

Além disso, você precisa definir como esses pedidos serão feitos. Já que a ideia é que as pessoas não saiam de casa, coloque-se a disposição da maior quantidade de formas possível, para que ninguém tenha dificuldade de te encontrar.

Mantenha uma divulgação boca a boca ativa com clientes que forem pessoalmente ao seu estabelecimento esclarecendo as dúvidas e dando a forma de comunicação possível.

E atualize constantemente as redes sociais da sua empresa para que eles possam estar sempre atualizados com produtos novos que chegaram ou ainda promoções que você pode estar fazendo naquele dia.

 

E aí? Tudo pronto para começar a implementação de um sistema de Delivery na sua empresa? Boa sorte nessa nova etapa para o seu estabelecimento e boas vendas!