Dicas para o pequeno negócio passar pela crise - Sennda Software

Agendar certificado digital

Blog

Dicas para o pequeno negócio passar pela crise


Dicas para o pequeno negócio passar pela crise

19mar2020


Nos últimos dias parece que a única notícia que temos visto no mundo é a respeito do Coronavírus (COVID-19) e a crise que ele tem gerado em diversos países ao redor do mundo, tomando a proporção de pandemia.

E o que muitos empreendedores talvez ainda não começaram a perceber são as complicações econômicas que isso pode gerar para sua empresa nesse momento.

As grandes redes de mercado e franquias mundiais não sofrem tanto com essas crises que acontecem, mas é o pequeno empreendedor que enfrenta grande adversidade quando tem um possível mês ruim.

Separamos algumas dicas aqui que podem te ajudar a passar por esse momento, mantendo seu negócio aberto e a economia do país girando.

Atenção à segurança dos colaboradores

Entenda que seus colaboradores precisam de proteção, e que sua empresa precisa continuar funcionando.

Para manter essa segurança algumas medidas podem ser tomadas, como revezamento de equipe, orientação para cuidados básicos com a higiene constante.

Treine pessoas para que consigam desempenhar papéis na ausência de outros, com isso sua equipe pode ficar mais enxuta e com isso mais segura e você não ter um impacto na forma de trabalho.

Não tente se aproveitar da crise para “lucrar mais” de forma desonesta

Entenda que o fato de muitas pessoas estarem em casa pode, na realidade, contribuir para que o pequeno comércio consiga manter suas vendas com alguma normalidade.

Por isso, não se aproveite desse momento para aumentar os preços das coisas, e nem para deixar faltar produtos de primeira necessidade para seus clientes.

Lembre-se que pessoas em casa precisam consumir artigos que precisam ser comprados com mais frequência, como pão, por exemplo.

Na medida do possível mantenha os preços, até porque muitas pessoas estão atentas a qualquer aproveitamento e podem denunciar seu negócio para o PROCON, e você pode acabar tendo grandes problemas com isso.

Use as redes sociais

Tem um ditado popular que diz que “enquanto uns choram, outros vendem lenço”, na prática esse ditado pode ser aplicado a vários momentos de crise a sua empresa pode passar.

Que tal aproveitar esse momento em que as pessoas então em casa, e consequentemente mais tempo nas redes sociais e internet e lembrar que você está ali perto delas.

Seu negócio pode não ter tido uma presença digital até aqui, mas agora é a sua hora. Por exemplo, se seu negócio é um hortifrúti, que tal aproveitar essas mídias para divulgar os dias que chegaram novas mercadorias, promoções ou até mesmo para mostrar o que tem de novo nas prateleiras?

Ou ainda, se você tem um restaurante pequeno, que tal aproveitar que as pessoas estão em casa, e muitas até trabalhando e oferecer o serviço de quentinhas? Elas podem retirar na sua loja, sem tumulto e filas, ou ainda você pode começar a oferecer um serviço de Delivery.

São pequenas atitudes que podem te ajudar a não ter grandes prejuízos com o seu negócio, principalmente se tem produtos perecíveis envolvidos.

Aprenda a negociar com seus fornecedores

Já falamos aqui nesse artigo, sobre como aprender a negociar com seus fornecedores é fundamental para que seu pequeno negócio tenha mais lucro.

Esse é um momento muito importante para colocar em práticas pequenas atitudes que podem fazer a diferença no seu negócio.

Analise a necessidade de crédito para passar por esse momento

Aqui é muito importante manter a calma e entender que essa é uma atitude realmente muito significativa para seu negócio.

Existem linhas de crédito próprias para empreendedores e micro empreendedores que facilitam muito na hora de uma crise.

Mas lembre-se que uma hora esse crédito será cobrado e que você precisará pagar esse empréstimo.

Muita atenção às decisões que são tomadas nesse momento, para que não aconteça com sua empresa uma falsa tranquilidade agora, que no futuro possa acarretar em uma quebra por falta de condições de arcar com seus compromissos.

 

No  mais, o SEBRAE está disponibilizando conteúdo, como cursos e vídeos, constante para te ajudar nesse momento. Entenda que o conhecimento apenas vai te ajudar a passar por essas e outras crises que sua empresa pode passar.

Então aproveite todo o conteúdo que várias empresas estão disponibilizando na internet e aprenda mais sobre o mundo dos negócios. Isso vai fazer toda diferença no futuro da sua empresa.