Dicas para sucesso do Hortifrúti - Sennda Software

Agendar certificado digital

Blog

Dicas para sucesso do Hortifrúti


Dicas para sucesso do Hortifrúti

29jan2020


Está pensando em abrir um Hortifrúti? Separamos dicas para o sucesso do seu negócio!

Começar um investimento em um negócio próprio sempre gera grandes dúvidas para o empreendedor, mas separamos alguns fatores são mais relevantes na hora de saber onde e como investir em um negócio próprio.

Se você está lendo esse artigo, e está buscando informação na internet antes de abrir seu negócio, vale a pena dar uma olhada no nosso blog, temos vários artigos sobre empreendedorismo que podem te ajudar nessa jornada.

 

Por onde começo?

Para começar nesse ramo é importante identificar a necessidade do local onde deseja abrir um estabelecimento, se esse local é mais propenso para comércio do tipo feira, que se monta alguns dias da semana e não em outros. Ou se a necessidade realmente é de uma demanda todos os dias.

Identifique os pontos fortes e fracos do local onde você pretende abrir o hortifrúti e veja se há possibilidade de parcerias locais, o que pode garantir maior oportunidade de negócio para você e para outros comerciantes.

Veja se seu preço pode ser competitivo, e se enquadra no comércio local. Se um estabelecimento está em uma área por tanto tempo, talvez você devesse dar uma olhada se seus preços estão condizentes com o público disponível naquela localidade.

 

Entenda a logística

Estude como vai ser feita a entrega dos produtos para seu estabelecimento. Por se tratar de um produto perecível será preciso entregas mais frequentes do que de outros comércios, como mercearia, por exemplo.

Esse processo envolve todo o caminho do produtor, ou da cooperativa, até a sua loja.

Então é preciso ficar atento ao cuidado no transporte, a forma de armazenamento durante o transporte. Você vai precisar disponibilizar pessoas para buscarem a mercadoria, ou existe alguma opção de entrega que não torne o preço mais elevado e consequentemente menor lucro.

Saber negociar com seus futuros fornecedores também é uma arte que precisa ser dominada para que você possa conseguir melhores lucros e produtos para seu negócio.

 

Utilize tecnologia

A tecnologia veio para facilitar a vida do empreendedor. Muitos empreendedores perdem muito tempo, dinheiro e agilidade na hora de administrar um comércio, por achar que o fato de ser pequeno ainda faz com que não haja a necessidade de investir nessa área.

Isso é um grande erro, tenha em mente que seu negócio pode começar pequeno, mas se você se esforçar e tomar as decisões corretas, ele pode se tornar grande, e é melhor já começar da maneira correta, para quando crescer não precisar se adaptar novamente.

Um software de vendas adequado, por exemplo, pode te facilitar muito até na hora das declarações burocráticas do seu negócio, você fica em dia com as emissões de notas fiscais e ainda agiliza as suas vendas e controle de produtos dentro da sua loja.

Alguns equipamentos são indispensáveis para a gestão adequada do seu hortifrúti, como computador, balança, impressora de nota fiscal, são alguns exemplos.

Fique atento às redes sociais e divulgação

A divulgação nas redes sociais não é apenas para algumas categorias de negócio. Estar nas maiores redes de comunicação do mundo pode facilitar muito a divulgação do seu hortifrúti.

Que tal criar um perfil comercial em uma rede social e começar a divulgar para seus clientes as ofertas do dia, ou o dia em que chegam novos produtos para que as vendas sejam mais rápidas e você tenha menos perda de mercadoria?

Não tenha medo de tentar, mas também não crie uma rede que não tem informação nenhuma relevante para seus clientes, crie uma relação, se comunique, relacionamento é mais importante passo no processo de fidelização do cliente do que várias outras coisas.

 

Não tenha medo de tentar

Se você não der o primeiro passo, nunca chegará onde você deseja. Então tenha em mente que estudo é importante, conhecimento vai te fazer chegar mais rápido ao lugar que você deseja com menos esforço e ainda vai te poupar de muitos gastos desnecessários.

Analise, crie estratégias, e também siga seus instintos, com o tempo você vai aprender a tomar melhores decisões, mas se você nunca começar, não vai a lugar algum.

Para terminar existe uma frase que diz “daqui a alguns anos, você vai desejar ter começado hoje”.