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Dicas práticas de como administrar uma mercearia


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Quem administra uma mercearia ou um minimercado, enfrenta problemas muito similares aos encontrados por empresas maiores.

Claro que em alguns casos, a proporção é bem menor de processos para se administrar.

Mas ainda assim, para quem deseja ter um negócio que cresça e tenha sucesso, algumas dicas são fundamentais.

Uma mercearia é um negócio que pode ser muito lucrativo, principalmente em bairros onde não há muitas opções para compras rápidas de produtos essenciais.

Vamos agora a algumas dicas práticas para quem deseja administrar bem sua mercearia.

 

1 – Fuja da informalidade

A primeira coisa a se pensar na hora de começar qualquer negócio, é em formalização.

Não adianta você ter um negócio que seja necessário e até essencial, em uma região onde não há concorrência direta, e tratar como se esse cenário nunca fosse mudar.

A formalização, facilita a vida do empreendedor em diversos níveis, inclusive em compras de produtos com melhores preços e até opções de linhas de crédito para aumentar o negócio.

Além disso, para que não haja problema com a prefeitura ou o corpo de bombeiros, por exemplo, você vai precisar de documentos como o alvará de funcionamento.

E para tal, você precisa de um CNPJ.

Se você já tem um negócio, mais ainda trabalha na informalidade, procure ajuda de um contador e legalize a sua empresa o mais rápido possível.

 

2 – Fique atento ao fluxo de caixa da sua mercearia

Estar atento ao fluxo de caixa da sua empresa é outro ponto que o gestor não pode deixar passar sem atenção devida.

Afinal, trata-se da saúde da sua empresa e o que isso pode interferir em futuras tomadas de decisão.

Esteja atento às entradas e saídas da sua empresa, e quando achar que é a hora de expandir seu negócio você pode confiar que sua decisão não vai afetar negativamente a sua empresa.

E caso, em algum momento, o caixa não fechar da forma que você gostaria, essa é a melhor ferramenta para saber como reduzir despesas e começar a recuperar a economia do seu negócio.

 

3 – Invista em tecnologia

Não adianta começar um negócio em um mundo digital e querer continuar trabalhando anotando tudo no papel.

Isso pode, em algum momento trazer complicações e até prejuízo para o empreendedor.

Invista em tecnologia ajuda na organização e melhor administração da sua mercearia.

Com isso você ganha tempo e tem certeza de que todos os processos da sua empresa estão sendo realizados da melhor forma possível.

Um software que te auxilie nos processos da sua empresa, como vendas, balanço, controle de estoque etc, é uma ferramenta fundamental para manter um bom funcionamento da sua empresa.

Com o Sennda Prize, você além de ter um software que auxilia no controle de estoque, e fluxo de caixa, ainda agiliza as suas vendas e emite nota fiscal, para que você tenha um serviço completo.

 

4 – Tenha um controle de estoque eficiente

Ter um bom controle de estoque garante que você tenha sempre produtos que atendam as necessidades dos seus clientes.

E com o tempo, você vai poder identificar quais produtos ficam mais tempo na prateleira e que podem ser substituídos por outras opções.

Com isso você economiza comprando apenas produtos que não são perdidos por falta de procura.

5 – Não abra mão do marketing nas redes sociais

Fazer sua empresa conhecida em um bairro, pode não ser tão difícil, onde não há concorrência direta para o seu negócio.

Mas como esse são casos raros, mostrar as pessoas o que o seu negócio difere da concorrência é muito importante.

Mostre os pontos fortes da sua empresa, seja eles produtos diferenciados, preços competitivos, atendimento de qualidade…

Mostre as pessoas os seus pontos fortes e esteja sempre atento a novas possibilidades de inovação.

Use as redes sociais para falar com seus clientes, seja com informações sobre promoções ou novos produtos que possam interessar.

Além disso, você pode criar um relacionamento com eles, e com isso garantir fidelização, o que é incrível.

 

5 – Atenção ao atendimento

Uma das coisas que mais fazem diferença em um negócio é o atendimento.

Muitas pessoas podem ir a um estabelecimento e dependendo da experiência que tiveram, podem além de não voltar, fazer propaganda negativa a respeito do seu negócio.

Tenha certeza de que essa propaganda pode ser muito poderosa, já que se trata de outras pessoas falando do seu negócio, e não você.

Por isso, invista em treinamento para sua equipe, e tenha um atendimento pessoal com seus clientes, já que em geral, uma mercearia atende pessoas que moram nas redondezas.

 

6 – Saiba negociar com os fornecedores

Os fornecedores são empresas que precisam ter um bom relacionamento com o empresário.

Afinal, se sua empresa produz ou vende produtos, precisa de matéria prima ou os produtos propriamente para vender.

Saber negociar pode ser a diferença que seu negócio precisa para ter preços mais convidativos que a concorrência.

Mantenha um bom relacionamento e saiba a hora de ser firme em alguma negociação.

 

Essas são dicas simples que podem ajudar muito o dia a dia da administração de uma mercearia.

Busque sempre conhecimento e esteja atento às novidades do mercado, para que seu negócio cresça e tenha sucesso!