Está começando a empreender agora? Confira algumas dicas valiosas. - Sennda Software

Agendar certificado digital

Blog

Está começando a empreender agora? Confira algumas dicas valiosas.


10jan2019


Ingressar como empreendedor é uma missão sonhada por muitos que ainda trabalham como funcionários em outras empresas ou que estão terminando os estudos. De fato ter o próprio negócio é algo que traz realização profissional além da possibilidade de trabalhar com aquilo que gosta e não ter mais a figura do “patrão”. Mas muitos não se dão conta que a vida do empreendedor não é um mar de rosas (pode até vir a ser no futuro), mas para se ter bons resultados é preciso trabalhar bastante, ser criativo e correr muito atrás dos objetivos. Aqui no Brasil ainda se tem alguns obstáculos a mais, como por exemplo a burocracia, altos impostos e a falta de incentivo ao empreendedorismo. O esforço inicial é grande e muita das vezes, não se encontra ajuda.

Para o negócio dar certo, não existe fórmula e método. Cada negócio tem sua particularidade e para se ter sucesso é necessário além de esforço conhecimento das ferramentas necessárias. Para lhe auxiliar na jornada empreendedora listamos abaixo algumas dicas valiosas que podem fazer a diferença.

 

01) Planeje

Quanto mais tempo se investe no planejamento, menor a possibilidade de erros e maior a possibilidade de sucesso. Planeje seus investimentos e leve em consideração cada passo, desde a inauguração até as estratégias que serão necessárias para chegar às metas e objetivos. Leve em consideração também os possíveis problemas e já deixe planejado a melhor forma de resolvê-los.

 

02) Compromisso com o resultado

Quando trabalhamos em empresas nos acostumamos a ter um horário de trabalho, que geralmente é o horário comercial (8 às 18hs.). Porém é preciso quebrar essa mentalidade pelo menos no início do seu negócio, para se chegar a algum lugar seu negócio vai precisar que você esteja presente 100% do tempo. Sabemos que é necessário reservar algum tempo para o descanso e quando o negócio já estiver em “velocidade de cruzeiro” com todos os departamentos ajustados, você poderá determinar um horário de trabalho para você mesmo. Porém o início é um momento que você vai ter que estar 100% comprometido e focar em atingir os objetivos e metas.

 

03) Converse com seu contador

Seu negócio precisar iniciar no rumo certo. Para isso vale conversar com seu contador para que ele lhe dê a orientação necessária para legalização do seu negócio e orientações para que você mantenha suas obrigações legais e impostos em dia. Manter sua empresa em dia é vital e a consultoria com o contador pode evitar grandes problemas. Mesmo para quem tem poucos recursos, hoje em dia existem opções acessíveis de contabilidade para empresas como a Contsimples e a Contabilizei. Que são empresas de contabilidade online que tem um custo de mensalidade mais acessível.

 

04) Esteja sempre atualizado

Independente de qual é o seu negócio, busque sempre estar atualizado. Para quem trabalha na área de serviços, sempre há uma ferramenta atualizada que pode lhe poupar um bom tempo. Para quem lida com comércio, como moda, por exemplo, você deve sempre estar atualizado para oferecer aquilo que seus clientes estão buscando. Estude sempre e fique ligado naquilo que é tendência. Se possível, esteja presente em congressos e conferências da sua área e fique de olho em cursos de atualização para saber como a tecnologia pode fazer diferença. Caso você não se atualize pode ser ultrapassado pelos seus concorrentes.

 

05) Erre e conserte rápido

Não tenha medo dos erros, eles acontecem, mas conserte rápido. É natural cometermos erros durante a jornada empreendedora, seja um erro operacional ou uma decisão mal pensada, não perca tempo lamentando e conserte rápido.

 

Essas são apenas algumas dicas. Abordaremos o mesmo tema com outras dicas em outros artigos. Fique ligado!

Já conhece a Sennda Software? Temos as melhores soluções em software e equipamentos para automação comercial. Clique aqui e solicite um orçamento.