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Hábitos para manter a saúde mental em tempos de crise


18Maio2020


Todos estamos sujeitos a momentos de crise, por diversos fatores, mas separamos aqui algumas atitudes que podem ajudar a manter seus saúde mental durante essa quarentena.

Insônia, falta de apetite, ou ainda fata de controle sobre o que come, raiva… Todos são sintomas que podem aparecer com mais intensidade nesses momentos, em que muitas pessoas estão em casa.

Então, se esse é o seu caso, comece por atitudes simples que podem te ajudar a ter uma saúde tanto física como mental para enfrentar esse período.

 

Comece de dentro para fora

Com o isolamento, e o trabalho remoto de algumas pessoas, é comum que o Delivery seja uma das alternativas mais buscadas na hora da alimentação.

Mas fazer escolhas inteligentes é muito importante, tanto para a saúde física como mental. Existem estudos que mostram que o excesso de carboidratos simples, e baixo consumo de fibras e nutrientes, tem total relação com a nossa saúde mental.

Se nesse momento sua única opção for o consumo através de Delivery, tente começar diminuindo a quantidade de alimentos que não façam tão bem para a saúde.

Mesmo com o desejo natural por esses alimentos, tente começar limitando seu consumo a dias específicos, e nos demais dias, opte por cardápios mais variados.

Hoje em dia temos muitos pequenos negócios que tem como foco uma alimentação mais equilibrada e consciente, e se você conseguir manter uma alimentação adequada na maioria dos dias, ainda vai ser possível continuar consumindo as delícias que os aplicativos de comida nos oferecem

 

Controle seus pensamentos

É comum, devido ao isolamento, nossos pensamentos começarem a focar em situações que podem acabar sendo gatilhos para ansiedade e estresse.

Nosso cérebro trabalha 24h por dia, captando informações e processando todas elas com base em nossas experiencias.

Então é possível que algumas situações rotineiras atualmente se tornem grandes problemas se deixarmos o pensamento trabalhar de forma não consciente.

Então, tente manter seus pensamentos sob controle. Não no sentido de se abster de pensar em certas coisas, mas não permita que certos pensamentos preencham todo o seu tempo.

Quando você sentir que seus pensamentos estão te levando para sentimentos que não são relevantes nesse momento, você pode começar tentando entender a origem desses pensamentos.

Talvez essa não seja uma tarefa simples a princípio, mas você pode procurar ajuda!

Muitos psicólogos estão trabalhando remotamente, e com preços acessíveis para ajudar pessoas que estão com maiores dificuldades nesse período de quarentena.

Não tenha vergonha, essa ajuda pode te trazer uma recompensa muito maior a longo prazo.

 

Se livre do excesso de informação! E cuidado com as “Fake News”

A internet é uma maquina de notícias, todos os dias o tempo todo existem novos conteúdos sendo gerados para a rede global de informação.

Isso não significa que você deve consumir todos eles, e nem que deve aceitar qualquer fonte de informação.

Existem dois lados na internet, ao mesmo tempo que você pode saber o que está acontecendo no mundo todo em apenas um clique, ela deu voz a quem não tinha muito o que falar.

Existem diversos grupos de pessoas que tem como principal objetivo disseminar informações falsas na internet.

Seja seletivo onde você colhe as informações e que tipo de conteúdo você está obtendo. Busque fontes confiáveis!

E evite ficar o dia inteiro se atualizando apenas das notícias relacionadas ao caos que está acontecendo. Essa talvez seja a parte mais difícil.

Mas selecione uma hora do seu dia para se atualizar sobre o que está acontecendo na sua cidade, estado e no Brasil, depois disso saia desses canais de notícias e volte sua atenção para suas outras tarefas.

Já ouviu aquele ditado “aquilo que mais alimentamos se torna mais forte”, então, se você se alimentar apenas dessas notícias, vai colher apenas ansiedade, estresse e medo.

Por isso, não seja alienado a tudo o que está acontecendo, mas não fique nisso o dia inteiro!

 

Leia, ouça música, pratique alguma atividade relaxante

Se você gosta de ler, que tal começar a atualizar seus livros e buscar coisas novas?

Se esse não é o seu hábito, tente começar lendo livros simples, talvez até mesmo sobre empreendedorismo, que tal?

Temos dois artigos aqui no blog dando dicas de bons livros para empreendedores!

Ouça músicas que te ajudem a relaxar, seja de qualquer estilo que você goste.

Tente buscar atividades que te ajudem a relaxar a mente por um tempo.

Com o Home Office, a tendência natural é de trabalharmos cada vez mais, e com isso não sobra tempo nenhum para aliviar a carga mental que temos todos os dias.

Se organize para ter hora para começar a trabalhar e parar, se você estivesse trabalhando normalmente não seria assim?

Separe um tempo no seu dia para fazer uma atividade relaxante, isso vai aliviar a pressão da sua mente, e você vai perceber que novas ideias podem surgir quando você estiver nesses momentos.

 

Exercite-se

Mesmo com o isolamento é possível ter uma frequência de exercícios em casa.

Existem muitas pessoas fazendo, todos os dias, lives com aulas simples, para que possamos manter a saúde em dia.

Busque uma atividade que você goste e tente manter uma frequência para aquela atividade.

Os seus níveis hormonais são controlados com atividades físicas, e você pode ter uma melhora significativa em sintomas como ansiedade, insônia, mal humor…

A atividade física libera hormônios de prazer no corpo que ajudam a regular o metabolismo e com isso melhora a saúde como um todo.

Comece devagar e mantenha a frequência, depois de um tempo você vai perceber que não vai conseguir mais ficar sem!

 

Prepare-se – Estude

Não se cobre tanto, mas não se deixe acomodar com a sua condição de conhecimento atual.

Busque desenvolver uma habilidade nova, estude sobre empreendedorismo e tudo mais o que possa agregar valor ao seu trabalho e a sua empresa.

Com certeza você pode aprender novas estratégias para enfrentar essa crise e, com isso, desenvolver a criatividade que todo empreendedor de sucesso precisa.

Muitas plataformas de estudo online estão disponibilizando cursos gratuitos para ajudar as pessoas nesse momento, então aproveite!

 

E não se cobre tanto!

Pode ser que ao final disso tudo, você não tenha se exercitado como gostaria, ou sua alimentação não foi tão exemplar… Ou ainda, talvez pela correria, você não conseguiu estudar como gostaria.

Está tudo bem! Isso tudo vai passar, tenha paciência com seu momento e seus processos.

Mais importante do que sair da quarentena com 3 diplomas, 2 novas habilidades e uma “barriga de tanquinho”, é sair com a saúde mental em dia.