Ideias de marketing para mercados e mini-mercados

Vender produtos em supermercados está longe de apenas dispor os produtos nas prateleiras. Com os clientes cada vez mais exigentes e a concorrência cada vez mais próxima, é necessário investir no marketing para atrair e manter a clientela.
Atualmente existem algumas estratégias que podem fazer diferença para atrair os clientes, seja estratégia de preços, psicológicas, entre outras. Vale investir para atrair ou até aumentar o ticket médio das vendas.
Segue abaixo algumas ideias:
01 – Organize os produtos corretamente
Essa dica não é bem uma novidade: Procure posicionar os produtos na linha de visão das pessoas. As chances de chamar a atenção das pessoas é sempre maior caso o produto esteja na linha de visão das pessoas. Com isso você consegue chamar a atenção para produtos que muita das vezes não é exatamente o que o cliente foi comprar e acaba comprando itens que não estava em sua lista de compras, simplesmente por ter visualizado esse produto.
02 – Crie um ambiente agradável
O cliente ao entrar no mercado para efetuar as compras precisa se sentir bem, por isso é aconselhável criar e manter um ambiente aconchegante para que a experiência de compra seja a melhor possível. Procure manter o ambiente do mercado sempre limpo e bom um aroma agradável. Mesmo em mini-mercados, procure organizar bem o espaço para ter um corredor com bom espaço para circulação e treine os funcionários para que possam atender bem quem solicita algum tipo de ajuda.
03 – Invista em uma boa iluminação
A iluminação faz total diferença na percepção dos produtos. Por isso invista em uma boa iluminação, principalmente na padaria e hortifrúti, onde as cores dos produtos podem despertar o desejo do cliente de efetuar a compra. A boa iluminação ajuda também na leitura dos preços e embalagem dos produtos, o que pode ser decisivo para o ato da compra. A iluminação do ambiente também colabora para o item anterior dessa lista, para manter o ambiente agradável.
04 – Aumente o tamanho do carrinho de compras
Todos já devem ter tido a experiência de ir ao mercado e pegar o carrinho de menor tamanho e ao efetuar as compras, notar que o carrinho está cheio. Isso causa a percepção que se está levando muita coisa e a compra é finalizada aí. Com um carrinho grande, mesmo com muitos itens, há a percepção de que não se comprou tanta coisa, o que aumenta a possibilidade do cliente continuar comprando. Isso é investir no psicológico.
05 – Coloque uma música de fundo (mas não qualquer uma)
É válido tocar música de fundo no mercado para melhorar o ambiente. Pesquisas comprovam que a música pode afetar as emoções das pessoas. Sendo que a emoção é importante para o ato da compra. Mas fique atento, há algumas restrições. O ideal é que a música não seja alta, use em um volume baixo, pois a música baixa faz com que as pessoas se movimentem mais devagar, aumentando a possibilidade de compras. Não coloque músicas rápidas, invista em músicas mais lentas também para relaxar e desacelerar as pessoas.
06 – Deixe alguns espaços vazios nas prateleiras
Outra dica psicológica, deixe alguns espaços vazios nas prateleiras. Pode parecer loucura, mas os espaços vazios criam a sensação de que outras pessoas já compraram o produto, deixando a percepção de que é um bom produto, e aumentando a possibilidade de compra. Mas não deixe grandes buracos, apenas o espaço suficiente para deixar a percepção que o produto está sendo vendido. Por tabela essa prática também pode facilitar o ato do cliente pegar o produto.
07 – Coloque os produtos essenciais o mais longe da entrada
Existem alguns produtos que os cliente sempre voltam para comprar, como pão, queijo, leite, açúcar, sal… É certo que os clientes passarão no mercado alguns dias da semana para comprar. Logo o ideal é que eles estejam o mais longe possível da entrada. Dessa forma o cliente vai precisar percorrer todo o mercado, visualizando outros produtos e promoções. Aumentado a possibilidade do cliente levar itens que não tinha planejado inicialmente.
08 – Invista em bons cartazes promocionais
Os cartazes são essenciais para chamar a atenção dos clientes. Por isso invista em cartazes com um bom visual e evite ao máximo erros ortográficos para não causar efeito contrário ao esperado. Faça cartazes para as ofertas do dia ou da semana e dependendo do seu espaço, use esse recurso para dar dicas dos produtos.
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