Lições vindas do futebol para seu negócio - Sennda Software

Blog

Lições vindas do futebol para seu negócio


14jun2018


Copa do mundo se iniciando, os olhos dos brasileiros estarão voltados para a TV para assistir os jogos da seleção do Brasil em busca do sonhado Hexacampeonato. É uma época marcante, para reunir família e amigos e torcer juntos. Mas do ponto de vista dos negócios, o que uma equipe de futebol pode trazer de lição para seus negócios?

Há vários itens em que podemos traçar um paralelo entre uma empresa e um time de futebol, todas elas tem um objetivo: o resultado positivo. Seja no esporte ou nos negócios, o resultado positivo é o que todos buscam para compensar seus esforços.

Segue os principais pontos que podemos aprender com um time de futebol

 

1) Trabalho em equipe

Em uma equipe de futebol jogam 11 jogadores, mais os reservas. Dos 11 titulares cada um joga em uma posição e exerce uma função diferente. Cada um precisa exercer bem sua função para que o time tenha êxito. O goleiro precisa efetuar as defesas quando acionado, o zagueiro precisa marcar os adversários e os atacantes, marcar gols. Da mesma forma, em uma empresa temos colaboradores exercendo funções diferentes, sendo que cada um precisa exercer sua função e colaborar entre si para que todos tenham sucesso.

Não adianta focar em apenas um setor e deixar outro de lado, todos os setores devem estar alinhados e cada um fazer o seu para que o conjunto saia vencedor.

 

2) Disciplina

Para conquistar os objetivos a disciplina é fundamental. Uma equipe de futebol que deseja competir em alto nível e buscar vitórias precisa treinar todos os dias, ensaiar jogadas diversas vezes, buscar opções diferentes de jogo.

Da mesma forma, para ter sucesso nos negócios, a equipe precisa ter disciplina, seja em sua função na empresa, seja nos estudos para exercer sua função. Somente com disciplina chegamos à algum lugar, mesmo em empresas que adotam métodos mais modernos como o Home Office, horários flexíveis e pausas não determinadas, é sempre necessário manter o foco e o objetivo, e a disciplina é o meio para chegar à esses objetivos.

 

3) Metas bem determinadas

As metas são o que movem um time de futebol, sejam elas de curto ou longo prazo. As metas de curto prazo de todas as equipes são as mesmas, vencer os jogos, mas as metas de longo prazo são diferentes dependendo do nível do time, se é um time de menor expressão, a meta é subir as divisões ou chegar o mais longe possível em um campeonato eliminatório, se é um time de grande expressão, a meta de longo prazo é o título da competição.

Com os negócios não funciona diferente, a meta deve reger as ações de uma empresa e ela deve ser bem clara para todos os colaboradores da empresa. A meta de longo prazo pode ser diferente dependendo do porte e o tipo da empresa, mas deve-se focar nela e seguir sempre motivando a equipe para chegar lá.

 

4) Estratégia

A estratégia é essencial para um time de futebol, não adiantar ter mais disposição, correr mais e ter mais técnica que o adversário, sem estratégia, a equipe terá uma maior possibilidade de ser superada. O comissão técnica deve estudar o adversário, entender como ele funciona e adotar a melhor planejamento estratégico a fim de vencer a partida. Com os negócios, podemos fazer um paralelo com a concorrência, você precisa sempre adotar a melhor estratégia possível para oferecer um melhor produto ou serviço em relação à eles. E também estudar o mercado para entender seu público para entender quais as suas necessidades e qual a melhor forma de se posicionar no mercado.

 

Deseja ter total controle dos números da sua empresa para adotar sempre a melhor estratégia?
A Sennda Software tem sistemas de automação comercial e oferece os melhores equipamentos, como computadores, impressoras e balanças. Clique aqui e faça um orçamento!