O que é margem, markup e como calcular o preço de venda do seu produto - Sennda Software

Blog

O que é margem, markup e como calcular o preço de venda do seu produto


01jun2018


Margem

Margem  de Contribuição é o valor ou percentual que sobra das vendas menos o custo direto variável e as despesas variáveis.

Representa o quanto a empresa têm para pagar as despesas fixas e gerar o lucro líquido.

Exemplo:

Preço de Venda: R$ 60,00 – 100%

  • Custo das Mercadorias Vendidas: R$ 36,00 – 60%
  • Despesas Variáveis: R$ 6,00 – 10%

= Margem de Contribuição: R$ 18,00 – 30%

Com a margem de contribuição, é possível encontrar o ponto de equilíbrio da sua empresa. O ponto de equilíbrio é quanto a empresa precisa vender

Exemplo: para cobrir o custo das mercadorias vendidas, as despesas variáveis e as despesas fixas.

  • Valor das despesas fixas: R$ 12000,00
  • % margem de contribuição: R$ 18,00 – 30%

= Ponto de Equilíbrio em R$: R$ 12000,00/30%=R$40000,00

= Ponto de Equilíbro em Quantidade: R$ 12000,00/R$ 18,00=666 unidades

Markup

O Markup é usado para a formação do preço de venda. O preço de venda deverá cobrir o custo direta da mercadoria/produto/serviço, as despesas variáveis ( impostos, comissões, etc), as despesas fixas proporcionais (aluguel, água, luz, telefone, salários, pró-labore, etc) e ainda, sobrar um lucro líquido adequado, que se destina a remunerar o capital investido na empresa (é desejável que esse capital seja remunerado no mínimo por volta de 2% a 4% ao mês).

Exemplo:

  • Custo Direto Variável: R$ 36,00
  • Despesas Variáveis: R$ 10%
  • Despesas Fixas: 20%
  • Lucro Líquido: 10%

Preço de Venda = R$ 36,00 / 60% = R$ 60,00 ou Preço de Venda = R$ 36,00 x 1,666 = R$ 60,00

 

Fonte: Sebrae