O que te impede de escalar seu negócio?
Todo empreendedor que começa seu negócio pensa sempre em crescimento. Mas você sabe o que te impede de escalar seu negócio?
Nesse artigo vamos te ajudar a identificar 6 coisas que podem estar impedindo o crescimento do seu negócio de forma saudável.
Mas antes, entenda que:
Nem todo crescimento é escalável
Fazer uma empresa crescer não significa necessariamente uma escalada de sucesso.
A verdade é que algumas empresas começam a crescer tão rápido, que não conseguem escalonar sua estrutura, e no final acabam fechando por terem ido além do seu alcance.
É como você colocar muito fermento em uma massa de bolo, não significa que o bolo vai ficar maior, em algum momento ele vai crescer muito, mas acaba murchando por ter fermento demais.
Todo crescimento, precisa ser concreto, pautado em números e escolhas assertivas, que vão levar sua empresa a um patamar de estabilidade.
Por isso, uma das primeiras coisas a prestar para escalar seu negócio é na:
1 – Falta de foco
Entenda que se você não sabe para onde está indo, como vai saber se está no caminho certo, e se a direção está correta?
Estabelecer uma meta bem definida, que é possível de ser explicada de forma fácil e que seja realista a realidade da sua empresa, é fundamental para um crescimento sólido.
A partir de uma meta, você pode começar a traçar os passos necessários para alcançar seus objetivos e com isso garantir que as bases da sua empresa estejam preparadas para o crescimento.
Outro erro que pode afetar a escalada do seu negócio é:
2 – Falta de ação
Assim como não adianta ação sem foco, não adianta foco sem ação.
Você precisa saber os passos que precisam ser tomados para o crescimento da sua empresa, e precisa ter coragem para começar a pôr em prática esses passos.
Toda decisão de uma empresa, exige bastante estudo e muita coragem, afinal, sair da zona de conforto não é fácil, mas pode trazer um excelente retorno.
3 – Parar de estudar
Todo empreendedor precisa de um pouco de loucura, mas essa “loucura” precisa estar fundamentada em conhecimento, se não é apenas loucura mesmo… rs
Conhecimento abre a mente do empreendedor e mostra caminhos que ele não veria apenas no “tato”.
Leia, estude, busque informação de qualidade tanto sobre conteúdos para o seu negócio, como de forma mais ampla, isso vai te ajudar a ter mais criatividade empreendedora.
4 – Não utilizar a tecnologia a favor do seu negócio
A tecnologia facilita a vida de toda empresa.
Como falamos no início, um crescimento não escalável é como um bolo com muito fermento, ele no início parece que vai dar certo, mas no final acaba desmontando em si mesmo.
Vamos a um exemplo prático
Imagine uma empresa que começa anotando seu estoque todo na mão, uma forma simples de começar o negócio, aparentemente, que exige do empreendedor uma contagem sucessiva para conferir a confiabilidade das anotações.
Enquanto a empresa é pequena, pode ser que esse método funcione, mas imagina se um supermercado trabalhasse assim.
Demandaria uma infinidade de pessoas para conferir e reconferir todo o estoque diariamente, para saber quais produtos estão em maior demanda.
Isso torna o crescimento inviável.
Esse é apenas um dos exemplos para mostrar como a tecnologia pode fazer a diferença no seu negócio.
A tecnologia agiliza a vida do empreendedor
Por isso, busque sempre as melhores ferramentas para seu negócio, para que seu dia a dia seja facilitado e você consiga fazer com que sua empresa consiga andar sem você em todos os processos.
5 – Tentar fazer tudo
Outra coisa que acaba dificultando seu negócio a escalar pode ser você mesmo.
Ninguém consegue dar conta de tudo, no início, é muito comum que o empreendedor trabalhe em todas as frentes do negócio, mas isso não pode durar por muito tempo.
Afinal, como você vai se dedicar a uma estratégia de crescimento se está produzindo seu próprio produto?
Busque pessoas de confiança para te ajudar
Se ainda não é possível ter vários colaboradores, comece colocando pessoas confiáveis em pontos chaves da sua empresa, para você possa ter mais tempo de trabalhar nas suas metas.
Escolha bem a função que precisa de uma mão, e dê preferência para aquela que você tem menos domínio, ou que exige mais do seu tempo.
Com isso, você vai começar a fazer com que sua empresa seja um organismo vivo, que independa de você.
Por último, mas não menos importante:
6 – Não persistir
Essa é uma das tarefas mais difíceis na hora de escalar seu negócio.
Ter paciência para que todos os passos necessários para um crescimento sólido aconteçam demanda paciência e persistência.
Pode ser que, para que sua meta seja atingida, você precise de mais tempo do que planejou inicialmente.
E o fato de um passo não ter dado certo como você planejou, não significa que não vai dar certo de outra maneira.
Se você está decidido a empreender de forma bem-sucedida, tenha em mente que podem haver deslizes no caminho, mas com foco, ação e persistência sua empresa pode chegar mais longe do que você imagina.