Pensando em pegar um empréstimo para começar um negócio? Preste atenção nessas dicas! - Sennda Software

Agendar certificado digital

Blog

Pensando em pegar um empréstimo para começar um negócio? Preste atenção nessas dicas!


empréstimo

10ago2020


Para começar um negócio, é comum algumas pessoas utilizarem recurso próprio, para dar o pontapé inicial na sua empresa. Mas para outros, a necessidade de pegar um empréstimo para conquistar seu sonho pode ser uma realidade.

Mas antes de sair pegando dinheiro para começar um negócio, preste atenção nessas dicas que separamos para você!

 

Primeiro de tudo entenda de verdade para que você precisa do dinheiro

É comum achar que o fato de não ter dinheiro em conta já ser uma determinação de que a única saída é conseguir começar a empreender através de linhas de crédito.

Mas o que pode acabar acontecendo é o empreendedor pegar o dinheiro, não conseguir começar o negócio por falta de planejamento adequado, e acabar fechando e ficando com uma dívida muito grande.

Por isso, planejamento é a chave. Então, pesquise!

Monte um plano de negócio que seja realista, viável e que você consiga mensurar, mesmo que por estimativa, como poderá pagar por um empréstimo, e se ele realmente é uma necessidade.

  • Seu negócio só tem como começar realmente se esse dinheiro for aplicado?
  • Não existe outro caminho para conseguir esse recurso? (um amigo, ou através de recurso próprio, sempre lembrando que você não pode ficar sem um fluxo de caixa, então não tem como gastar tudo o que tem)
  • É viável começar menor e crescer sem esse recurso inicial?
  • Quanto eu realmente preciso para começar esse negócio?

Essas são algumas perguntas que você precisa responder antes de pensar em pegar um empréstimo.

 

Não faça pesquisa apenas em uma instituição financeira

Entenda que existem linhas de crédito em diversas modalidades e em diversas instituições financeiras.

Para entender qual te atende melhor, não tenha pressa de pesquisar.

Busque todas as alternativas possíveis para comparar e ver qual se encaixa melhor na sua realidade.

Com certeza você pode economizar muito com uma pesquisa comparativa.

Você vai se comprometer com uma instituição e precisa ter certeza que está fazendo o melhor negócio para você e sua empresa.

Algumas instituições exigem que seja apresentado um plano de negócios para que você possa conseguir uma linha de crédito.

Por isso, se estruture, estude, se você quer começar um negócio próprio que vá a frente e tenha sucesso, não existe caminho fácil, você vai precisar se dedicar e estudar constantemente para entender como alcançar suas metas e fazer sua empresa crescer.

Uma dica legal, é esse curso do SEBRAE Como Captar Recursos para o seu Negócio. É um curso gratuito com duração de 2 horas que você pode obter dicas valiosas para conseguir a capitalização necessária para o seu negócio.

 

Tenha em mãos toda a documentação necessária

É claro que pode ser que algumas documentações não sejam aplicáveis ao seu negócio, mas alguns documentos são básicos e essenciais para que você consiga sua linha de crédito.

Caso você não tenha no início da sua busca, após ter encontrado a financeira que mais seja compatível com a sua realidade, busque dela quais os documentos necessários para que você consiga uma análise adequada.

Pode ser que você precise da ajuda de um contador para conseguir alguns desses documentos, e para começar um negócio que não seja individual (MEI) você vai realmente precisar de um contador desde o início.

Apesar da diferença que pode haver entre instituições, alguns documentos básicos são essenciais e podem ser solicitados por qualquer uma delas.

  • CNPJ atualizado;
  • Alvará de Funcionamento;
  • Certidões negativas de débito com o governo ou de protestos;
  • Plano de negócios: resumido ou extenso;
  • Garantias – escrituras dos Bens Imóveis, Certificados de Registros de Veículos;

Esses são apenas alguns dos documentos principais que você vai precisar. Mas não são apenas esses, entre em contato com seu contador e com a instituição financeira para saber mais.

Nessa página, o SEBRAE disponibiliza uma lista com mais documentos que podem ser solicitados.

 

Tenha coragem!

Começar um negócio requer não apenas talento, é preciso coragem para trilhar sua jornada no mundo empreendedor.

Algumas decisões que você vai precisar tomar são de grande importância para a saúde da sua empresa, e pegar um empréstimo ou não é apenas uma delas.

Se empreender realmente for o seu objetivo, trabalhe, estude, se dedique e faça escolhas mais conscientes e com qualidade para alcançar suas metas.

Crie um alicerce de qualidade para que sua empresa consiga chegar mais longe.