Quais são as vantagens que a Automação Comercial traz para o varejo - Sennda Software

Agendar certificado digital

Blog

Quais são as vantagens que a Automação Comercial traz para o varejo


29ago2019


Quando se fala em tecnologia para muitos donos de supermercado e varejistas, principalmente os mais tradicionais, é normal que se tenha alguma resistência, afinal “o negócio já funciona sem tecnologia” ou “em time que tá ganhando não se mexe” – Essas são algumas das frases ditas por quem resiste a usar ferramentas de automação comercial.

O que muitos deles não se dão conta é que a Automação Comercial é uma questão de sobrevivência em um mercado cada vez mais competitivo.

É comum também entre os mais tradicionais o pensamento de que algumas atividades devem ser manuais e operar “secretamente”.

Os números da empresa devem estar escritos e guardados em um arquivo no escritório, o tradicional “preto no branco”, e tudo ao alcance da mão do dono quando ele estiver no escritório e quiser consultar algum dado.

 

Nos dias atuais será que essa é a melhor maneira de administrar um varejo?

 

São muitos os desafios do varejista diariamente, o grande volume de produtos, a gestão do estoque, variedade de produtos,  o fluxo de vendas, as particularidades de cada produto e suas tributações, regras, processos de venda, etc…

Administrar tudo isso na caneta e no papel é uma tarefa extremamente árdua, e caso queira manter o mínimo de controle é necessário ter ferramentas para auxiliar as operações e ter total controle sobre todas elas.

 

Automação Comercial é a utilização de tecnologia (softwares e hardwares) para automatizar processos e atividades do negócio.

Pode ser associada a todos os equipamentos do ponto de venda que são utilizados para se efetuar uma venda hoje em dia. Mas a Automação Comercial vai muito além apenas do “computador com o sistema pra passar a venda”.

 

Quais são as principais vantagens que a Automação Comercial traz para o varejo?

 

Conforme citado acima, o varejo em geral lida com um grande fluxo de clientes na loja e com uma grande quantidade de mercadorias, portanto, são necessárias ferramentas para ter o controle da situação.

É no caixa (Ponto de Venda – PDV) que o seu cliente finaliza as compras, e ali são colhidas diversas informações: quais produtos comprou, quanto pagou e como pagou.

Coletar essas informações, processá-las e garantir que todas elas indiquem o que ocorreu no caixa, no momento da venda, é função da Automação Comercial.

Todas essas informações serão a base para alimentar vários processos internos da empresa, desde as compras para reposição de estoque, o inventário para a sua conferência, a reposição para evitar perdas e as análises gerenciais, que são fundamentais para tomada de decisão.

 

Com a Automação Comercial o negócio ganha eficiência operacional, segurança e melhoria no atendimento ao cliente, fortalecendo a empresa, tornando-a mais ágil e contribuindo diretamente para a satisfação do cliente, fazendo com que ele volte mais vezes para comprar.

 

Algumas vantagens da Automação Comercial para o seu varejo:

 

1) Eficiência operacional

Automatizar tarefas é sinônimo de ganho de tempo para a equipe, fazendo com que eles façam atividades que realmente importam. Pois muitas das tarefas “repetitivas” ou manuais, poderão ser feitas via software em atividades programadas.

Dessa forma seu negócio ganha também em produtividade.

 

2) Atendimento ao cliente

O impacto da Automação Comercial pode ser percebido pelo cliente de diversas maneiras. Principalmente no caixa (Ponto de Venda – PDV).

Alguns dos fatores que os clientes valorizam é a velocidade, uma venda livre de erros, o pagamento ágil e a entrega do comprovante de compra. A Automação Comercial proporciona vários desses fatores e muito mais.

Além de oferecer essa agilidade no atendimento ainda facilita e muito a vida do operador de caixa.

 

3) Maior segurança e menos erros

O processo automatizado reduz e muito os possíveis erros de lançamentos, pois várias informações são preenchidas de forma automática e programada pelo software. Além do maior controle para gestão do estoque.

Com possibilidade do dono do negócio verificar vendas e estoque em tempo real, não precisando estar “in loco” para saber o que está acontecendo no negócio.

Sempre existirá formas de burlar a segurança, mas negócios que tem um maior controle de suas informações tem muito menos ocorrências de fraudes.

 

4) Apoio à tomada de decisão

Os softwares de Automação Comercial geram números reais para análise da administração. Seria uma tarefa muito mais complicada ou quase impossível colher todos os números que um software integrado colhe.

Com todos esses números e informações confiáveis em mãos, a tomada de decisões é facilitada.

Informações como produtos mais vendidos, horário de maior venda, forma de pagamento mais recorrente ajudam o dono do negócio a elaborar estratégias e definir rotinas a fim de potencializar os resultados da empresa. Seja aumentar vendas ou a produtividade da equipe.

Não tenha medo de investir em Automação Comercial e tecnologia para o seu negócio. Tema ficar atrás da concorrência que já está se adaptando e colhendo os benefícios de ter o total controle de sua empresa.

 

Essas são apenas algumas das vantagens que a Automação Comercial traz para o varejo.

A Sennda Software tem a solução ideal para automatização do seu negócio. Contate-nos e solicite um orçamento hoje mesmo!