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Quais são os principais tipos de venda


16maio2018


Quem trabalha com vendas certamente já fez diferentes tipos de venda. Esses diferentes tipos são necessários para se adaptar ao perfil do cliente e ao produto/serviço que sua empresa oferece.

Os tipos de venda  servem para identificar e uniformizar práticas, para que seus vendedores tenham uma abordagem a fim de facilitar as vendas e mostrar o melhor do seu produto. Encontrar pessoas que saibam vender é tarefa árdua, até para grandes e tradicionais empresas, e fazer processos seletivos para buscar bons vendedores pode ser um trabalho longo e pouco produtivo.

Logicamente há vendedores que se destacam e são mais habilidosos em negociação. Mas conhecer e adotar algumas dessas práticas pode fazer com que você tenha mais sucesso nas vendas mesmo sem uma equipe inteira de talentos nas vendas.

Confira a seguir os principais tipos de vendas:

 

Venda direta

A venda direta tem a ver diretamente com seu produto e/ou serviço. O que seu produto e/ou serviço resolve para o cliente?

Ela está diretamente ligada à missão de sua empresa. Por exemplo: empresas de contabilidade tem a missão de manter os impostos e obrigações da empresa em dia. Empresas que trabalham com  alimentos tem por missão servir alimentos de qualidade, com rapidez, num ambiente limpo e agradável, empresas de transporte tem como missão transportar pessoas ou produtos com segurança do ponto A ao ponto B.

 

Na venda direta cada abordagem deve priorizar sua missão, mesmo destacando diferenciais ou pontos fortes do produto/serviço, não se pode deixar de lado a missão e o que o isso vai resolver para o cliente.

Os argumentos de venda precisam ser focadas em atender às necessidades dos clientes e alinhar a missão da empresa às suas expectativas.

 

Venda cruzada

A venda cruzada é indicada para empresas que trabalham com mais de um tipo de produto ou serviço. Um exemplo bem prático são lojas de vestuário, quando se vende uma determinada peça de roupa, pode-se oferecer outras peças que combinam, ou se o cliente compra uma calça, pode-se oferecer uma camisa.

A venda cruzada tem uma outra vertente, o up-selling. Isso é muito comum em produtos digitais, onde é oferecido um adicional caso o cliente precise de um produto com mais recursos ou mais completo.

Outro exemplo de up-selling é na venda de carros, onde pode-se pagar mais para ter adicionais como câmbio automático ou direção elétrica…

 

Venda consignada

Ideal para as empresas pequenas e que querem aumentar suas vendas sem investir muito, a venda em consignação funciona como uma parceria: você deixa seus produtos consignados com uma outra empresa ou pessoa para que ela efetue as vendas de suas mercadorias sem precisar pagar pelo que não for vendido.

 

Venda consultiva

A venda consultiva é feita geralmente de empresa para empresa. Trata-se de vendas nas quais os produtos necessitam de um serviço consultoria para ser implementada. Nesse caso o vendedor precisa conhecer profundamente o produto, sendo para o cliente um consultor.

Um aspecto muito importante da venda consultiva é o pós-venda. Pois na maioria das vezes o vendedor precisa adequar o produto à necessidade do cliente.

 

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