Traçando metas eficientes para 2020 - Sennda Software

Agendar certificado digital

Blog

Traçando metas eficientes para 2020


Traçando metas eficientes

08jan2020


Começar o ano traçando metas deve ser algo comum no dia a dia do empreendedor e vamos explicar porquê.

Muitas pessoas, mesmo trabalhando duro sentem que não chegam a algum lugar, e isso, por vezes pode desmotivar qualquer um, em qualquer área, inclusive a empresarial.

É uma analogia simples: Você sai de casa pela manhã e começa a andar, depois de algumas horas a jornada pode se tornar cansativa, e mesmo exausto você continua a caminhar sem parar e sem desistir, mas sem um destino a sua caminhada tende a ser apenas exaustiva e sem finalidade.

E quando se é empresário a frase “tempo é dinheiro” passa a fazer muito mais sentido.

Quando se estabelece metas específicas se torna muito mais fácil alcançar seus objetivos e com isso crescer mais e alcançar seu propósito.

Existem vários métodos e técnicas para isso, mas aqui vamos tratar de uma bem conhecida no mundo dos negócios. Um método chamado S.M.A.R.T. Esse método é um mnemônico que pode apresentar algumas variações, mas vamos trabalhar com:

Por exemplo, você pode definir como objetivo “abrir uma filial da minha empresa”, mas mentalmente é mais poderoso usar o objetivo SMART “abrir uma filial da minha empresa até 31 de dezembro de 2020”.

Obviamente, isso só será possível se muita preparação tiver sido concluída com antecedência!

Traçar metas mais objetivas torna seus planos mais palpáveis e com isso mais fáceis de alcançar.

Vamos a aplicação do método:

S – Definição de metas específicas:

Tenha objetivos claros, “aumentar minhas vendas em 2020” pode ser muito vago, o que você é aumentar as vendas para você?

Em vez disso que tal “Aumentar em R$1.000,00 as vendas da minha loja”.

Se ainda não ficou simples o entendimento, responda a essas perguntas:

  • O que exatamente você quer alcançar com essa meta?
  • Você precisará de ajuda? Se sim, de quem?
  • Onde a meta será realizada?
  • Como ela vai ser alcançada?
  • Porque ela deve ser seguida?

Esse é o primeiro passo para o sucesso. Não tenha vergonha, nem medo de sentar e começar a escrever seus planos no papel ou no computador, tudo isso é um processo para chegar onde você deseja.

M – Definição de metas Mensuráveis –

Objetivos mensuráveis ​​significa que você identifica exatamente o que verá, ouvirá e sentirá quando atingir seu objetivo.

Significa dividir seu objetivo em elementos mensuráveis. Você precisará de evidências concretas. “Ser mais conhecido” pode não ser uma meta muito eficiente se você não pratica uma análise constante da sua empresa no mercado.

Objetivos mensuráveis ​​podem ajudar bastante a refinar o que exatamente você deseja. Definir as manifestações físicas de sua meta ou objetivo torna mais claro e fácil o alcance.

Pense em pontos que você vai conseguir medir, para ter uma real noção se seus esforços estão no caminho certo, ou se é preciso traçar novas estratégias.

 

A – Definição de metas Atingíveis –

O que você deseja é possível de ser alcançado?

Não estou falando da dificuldade, mas por exemplo, se você resolver hoje abrir 10 filiais da sua empresa em 5 cidades diferentes em 1 mês.  Muito provavelmente não será possível, e com isso você desistirá de qualquer outra ideia por causa disso.

Defina metas que sejam possíveis de ser alcançadas, seja realista, todos os passos que você  dá em direção a um objetivo são passos válidos.

Abrir 10 filiais talvez não seja possível, mas e se você diminuir para 1 filial até uma determinada época? Se torna muito mais viável não é mesmo?

 

R – Definição de metas Relevantes –

Alcançar seu objetivo é relevante para você? Administrar uma empresa com várias filiais pela sua cidade ou por cidades diferentes realmente é uma coisa que trará para você algum tipo de realização?

Se você não possui certas habilidades, pode planejar treinamentos. Se você não tiver certos recursos, pode procurar maneiras de obtê-los.

As principais perguntas, por que você deseja alcançar esse objetivo? Qual é o objetivo por trás do objetivo, e esse objetivo realmente alcançará isso?

Você poderia pensar que ter uma equipe maior fará com que ela tenha um desempenho melhor, mas terá realmente?

Entenda qual a relevância dessas metas para sua vida e se apoie nelas para ter mais disposição e força de vontade para correr atrás de realizá-las.

 

T – Definição de meta de tempo –

Tempo é dinheiro! Faça um plano experimental de tudo o que você faz. Todo mundo sabe que prazos são o que leva a maioria das pessoas a agir.

Portanto, defina prazos para você e sua equipe e siga-os. Mantenha a linha do tempo realista e flexível, para manter o moral elevado. Mas não tão flexível a ponto de não ser mensurável.

Lembre-se mais uma vez, seja realista, o tempo é seu aliado, se você for organizado e correr atrás, mas pode ser muito traiçoeiro se você não se comprometer com os prazos.

 

Objetivos do SMART +

Outra coisa que é muito importante ao definir metas SMART é formulá-las POSITIVAMENTE. Lembre-se de que quando se é positivo seu foco aumenta.

Então, quando você se concentra em NÃO fazer algo, tudo o que pensa é sobre isso. E vai aumentar. Portanto, não ‘pare de procrastinar’, mas ‘alcance uma disciplina diária’.

E por último, particione seus planos em metas menores, então se sua maior meta é “abrir uma filial até 31 de dezembro de 2020” pense em como essa meta pode ser subdividida, exemplo:

  • Aumentar minhas vendas em “X” reais até o mês “Y”
  • Aumentar minha equipe de “X” colaboradores para “Y”
  • Ter “X” em caixa até o mês “Y” para a reforma ou aquisição da nova loja.

E assim por diante….

Isso vai te dar ao longo do tempo a sensação de conquista que te levará ao seu objetivo maior, mais rápido do que você imagina!

Esperamos ter te ajudado com essa ideia de planejamento de metas!

A Sennda Software possui o sistema ideal para gestão da sua empresa e trabalha com vários tipos de certificados digitais, clique aqui e confira!