"Turnover". Você sabe o que é e como pode afetar sua empresa? - Sennda Software

Agendar certificado digital

Blog

“Turnover”. Você sabe o que é e como pode afetar sua empresa?


Turnover você sabe o que é e como pode afetar sua empresa

25out2019


O conceito de Turnover  trata da rotatividade de funcionários em uma empresa. Existem diversos motivos que podem causar esse tipo de rotatividade, mas o que o empreendedor precisa ficar sempre atento é para que esse tipo de situação não afete o faturamento da empresa com rescisões consecutivas.

O termo Turnover é um palavra apropriada da língua inglesa, que, em tradução mais literal, pode significar “virada” ou “renovação”. No entanto, a palavra pode ser aplicada em diversos contextos, sendo mais comumente utilizada na área de Recursos Humanos.

 

Qual a importância disso para minha empresa?

Imagine um cenário onde uma empresa que tem 10 funcionários, 7 pedem demissão no mesmo mês.

Para muitos, a primeira coisa a ser pensada é no tamanho do “rombo” financeiro que isso vai ser para a empresa.

Porém o que o empresário precisa prestar atenção é o principal motivo que levou a esse massivo desligamento simultâneo.

Pois caso isso seja tratado sem a devida atenção seria o mesmo que ir ao médico e tratar os sintomas e não a causa da doença.

 

Causas comuns do Turnover

Muitas são as causas que podem levar a uma grande rotatividade de colaboradores, mas algumas são bem comuns:

  • Problemas no recrutamento e seleção – Nem sempre o perfil pessoal é levado em consideração na hora do preenchimento de uma vaga.
  • Baixa remuneração
  • Ambiente de trabalho exaustivo – Seja fisicamente ou emocionalmente, todo colaborador precisa de um ambiente de trabalho adequado para exercer sua função com qualidade.
  • Falta de resolução de conflitos internos – É comum o desentendimento entre a equipe, mas uma boa gestão pode trazer uma resolução mais rápida e eficiente para conflitos internos.
  • Falta de reconhecimento por parte da empresa – Reconhecer o bom trabalho de um colaborador é muito importante para manter uma equipe motivada.
  • Baixa expectativa de crescimento dentro da empresa – Ter um plano de carreira para os colaboradores dentro da empresa é bom para ambas as partes.

Essas são apenas algumas das causas internas que podem levar uma pessoa a pedir demissão da empresa.

Claro que existem fatores externos que não podem ser controlados, como a própria vida do colaborador fora da empresa. Mas manter uma equipe motivada é uma das coisas que pode diminuir consideravelmente esse tipo de baixa.

 

Como calcular?

Para esse cálculo você pode estar pedido ajuda a um especialista em Recursos humanos, mas de forma geral é:

Turnover geral = ([admissões mensais + desligamentos mensais] ÷ 2) ÷ total de funcionários.

Então, imagine que uma empresa tem 20 funcionários, 2 admissões e 3 desligamentos mensais, o cálculo seria o seguinte:

  • [2 + 3] ÷ 2 = 2,5
  • 2,5 ÷ 20 = 0,125‬

Para obter um valor percentual, basta multiplicar o resultado por cem. No exemplo dado, a taxa de turnover geral seria de 12,5%.

Um parâmetro bom para algumas empresas está perto de 10%, mas pode variar de acordo com o cenário que a empresa se encontra.

 

Como diminuir o turnover?

Entender primeiramente que sua empresa está passando por esse cenário é fundamental para que haja mais clareza nas tomadas de decisão que precisarão ser feitas.

Utilizar esse momento de “crise” para entender melhor a realidade da sua empresa é muito importante, talvez seja a hora de qualificar melhor os colaboradores, ou melhorar o ambiente de trabalho.

Muitos empresários são a própria causa desse tipo de situação e muitas vezes não percebem isso, com comportamentos que não colaboram para um ambiente agradável de se trabalhar.

Você gostaria que sua empresa oferecesse um determinado ambiente para seus funcionários, mas a gerencia não se comporta de forma adequada às suas expectativas e visão.

Fazer uma avaliação da empresa pela perspectiva da equipe, de forma anônima (para maior liberdade na hora de apontar os problemas) pode ser uma boa ideia para entender os pontos que podem ser mudados.

Após essa avaliação, não tenha medo de por em prática as medidas necessárias para mudar esse quadro.

 

Interessado em implantar um software de gestão eficiente em sua empresa? Clique aqui e entre em contato com a Sennda Software.