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Vendendo em meio a crise


vendendo em meio a crise

07jul2020


Sabemos que a crise do Coronavírus tem afetado principalmente pequenos negócios que vem tendo dificuldades em continuar vendendo em meio a crise.

Para alguns comerciantes, mesmo com a abertura do comércio, isso ainda não resolveu problemas simples como o faturamento necessário para manter suas empresas funcionando sem precisar de medidas drásticas.

Porém, separamos algumas dicas para que suas vendas continuem, ou pelo menos aumentem um pouco mesmo com a ausência de pessoas fisicamente em sua loja.

 

Mantenha seus colaboradores bem informados

Manter uma equipe bem informada nesse momento é fundamental para que sua empresa não acabe tendo problemas com leis e decretos que estabelecem medidas de segurança a serem tomadas durante a pandemia.

Converse com eles, de forma clara e mostre as possíveis complicações para o seu negócio caso essas medidas não sejam tomadas.

E com frequência, verifique se todas as medidas estão sendo tomadas no dia a dia, pois o que vemos com frequência são comércios que descumprem as leis e acabam pagando caro por isso.

 

Comunique-se com seus clientes

Muitas pessoas podem não estar indo ao seu estabelecimento, ou ainda não estar consumindo seus produtos apenas por falta de informação da sua empresa.

Se comunicar com o cliente é muito importante para que eles possam entender que ainda podem continuar comprando da sua loja.

Mostre que as medidas de segurança estão sendo tomadas, e que ele pode continuar comprando com você.

Para isso, você pode usar comunicação direta, como ligar ou enviar mensagens para clientes que já disponibilizaram seus números de telefone para tal.

E uma forma de comunicação importantíssima nesse momento, são as redes sociais. Entenda onde seus clientes estão e mantenha eles informados de todas as suas ações para que eles tenham interesse novamente em comprar com você.

 

Entrega em domicílio

A maioria das empresas que trabalham com comida já estão se adaptando a essa realidade que já vem sendo aplicada há muitos meses, que é o Delivery.

Mas algumas lojas de varejo ainda apresentam dificuldade nessa modalidade, e podem acabar perdendo vendas por não terem opções de alcance para alguns clientes.

Vários tipos de produtos ainda são solicitados, e necessários para a vida das pessoas, mesmo os que não envolvem alimentação e saúde diretamente.

E para manter as vendas de clientes que já conhecem a loja, ou de novos clientes a implementação de entregas e domicílio pode ser uma boa opção para esse momento.

Entenda, que mesmo que você precise ter uma redução do lucro para que esse produto seja entregue em casa sem custos extras para o cliente, é melhor do que perder vendas por exigir que seus clientes se desloquem até a sua loja, colocando tanto ele como seus colaboradores em risco.

Planeje-se para a retomada

Por mais que no momento pareça que essa crise não vai passar, uma hora ela vai!

Acredite!

Pode estar demorando mais do que qualquer empreendedor previu, e isso pode trazer mudanças maiores para sua forma de vender e gerir seu próprio negócio.

Mas após esse período mais complicado as coisas tendem a se normalizar e você poderá investir em crescimento e em novas metas.

Por isso se planeje, incentive seus colaboradores a conhecer melhor seus clientes, e com isso você poderá entender o perfil de pessoas que sua loja atende.

Isso vai facilitar a retomada no futuro.

 

Invista em capacitação

Esse momento é muito delicado, e após esse período o empreendedor que dedicou tempo para uma capacitação mais adequada pode se destacar.

Por isso, tenha em mente que você pode mais, e que a capacitação profissional não é apenas para as pessoas que trabalham com você.

Você precisa entender bem seu negócio, formas de administrar, de conduzir sua empresa.

Busque conhecimento através de cursos, livros, podcast, vídeos….

São infinitas possibilidades, mas o mais importante é você não ficar parado.

Mais uma vez destacamos, isso vai passar, e como você vai estar no fim dessa pandemia?

 

Fique de olho em novas oportunidades

Baseado nos dados que você obteve sobre seus clientes, você poderá observar novas necessidades que eles apresentam.

E isso pode significar novas oportunidades para você investir!

Por isso fique de olho em comportamentos recorrentes para que você possa traçar um perfil exato das mudanças que a pandemia causou nos seus clientes.

Mas entenda que outros empreendedores estão de olho nas mesmas coisas que você, por isso, a capacitação necessária pode te dar mais segurança para tomar medidas mais rápidas para o seu negócio.