Dicas para quem quer montar uma pequena mercearia - Sennda Software

Blog

Dicas para quem quer montar uma pequena mercearia


03maio2019


Para quem quer montar um negócio de bairro, uma pequena mercearia pode ser uma boa escolha. Uma mercearia é feita para atender certos tipos de necessidades, e a grande sacada é funcionar enquanto outros mercados maiores estão fechados. Para atender aquele público que precisa comprar algo rapidamente e não pode ou quer se deslocar para mais longe, seja para vender um absorvente, açúcar, refrigerante ou uma lâmpada.

 

Planejamento

Como todo o negócio, planeje antes. Coloque tudo na planilha (pode ser no papel), faça um levantamento do investimento e estabeleça metas. Procure pensar em eventuais problemas e situações, e já trace planos para não ser pego de surpresa. Planejar antes é fundamental, depois do planejamento, parta para a ação.

 

Espaço

Não é necessário uma estrutura muito complexa, mesmo com uma estrutura simples é possível montar uma boa mercearia, a grande jogada aqui é organizar bem o espaço. Compre ou monte gôndolas condizentes com o espaço que tem disponível. Distribua bem os produtos de forma organizada e mantenha o local e os produtos sempre limpos. Mesmo com um espaço pequeno e simples, tente organizar de forma a facilitar a busca pelos produtos.

 

Quais esquipamentos devo ter?

Segue alguns dos equipamentos necessários para iniciar a operação do açougue:

  • Computador;
  • Impressora;
  • Sistema de automação comercial para vendas;
  • Balança;
  • Linha telefônica;
  • Máquina para vendas em cartões de crédito ou débito;
  • Balcões e gôndolas (variando de acordo o tamanho do seu espaço);

Esses são alguns equipamentos básicos para você iniciar sua pequena mercearia, logicamente, dependendo do tamanho e dos produtos que você optar por vender, pode ser que precise de mais itens.

Procure bons fornecedores

Esse é um ponto que não é crucial apenas para uma mercearia, mas para qualquer negócio: procure bons fornecedores. Para uma pequena mercearia, não é necessário uma variedade tão grande de produtos quanto um mini mercado, mas é importante oferecer pelo menos um tipo de cada segmento: alimentos perecíveis, alimentos não perecíveis, refrigerantes, limpeza, higiene pessoal…

Caso você esteja começando na área comercial, talvez apenas com o tempo você consiga detectar os melhores fornecedores, mas não fique atento apenas ao preço, fique atento também à qualidade dos produtos, prazo de entrega e as condições que cada fornecedor oferece.

 

É necessário contratar uma pessoa?

Essa pergunta pode variar, uma pequena mercearia pode funcionar bem com apenas uma pessoa. Porém caso o movimento esteja aumentando, vale a pena considerar ter mais uma pessoa no estabelecimento, para poder atender bem sem formar filas, atender os fornecedores e manter o espaço limpo e organizado. Quando notar que as funções estão se acumulando a ponto de não conseguir dar conta de atender tudo, vale a pena considerar uma contratação.

 

Precisa de equipamentos de automação comercial para seu açougue e um sistema para vendas? A Sennda tem a melhor solução para seu comércio, clique aqui e solicite um orçamento!