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Como manter a competitividade no hortifrúti


competitividade no hortifrúti

Os empreendedores do ramo de hortaliças enfrentam dúvidas de como manter a competitividade no hortifrúti, já que lidam constantemente com o baixo preço de mercado e custos cada vez mais crescentes.

Para resolver esse problema, existem duas soluções:

  • Vender mais, seja produtos alternativos ou novos canais de vendas.
  • Tornar minhas vendas mais eficientes, ou seja, comprar mais barato para ter maior margem de lucro.

Se destacar nesse mercado é um desafio diário, e vez ou outra, é preciso pensar em estratégias que se destaquem no mercado para atrair novos clientes.

Separamos aqui algumas dicas que podem te ajudar a se destacar da concorrência e aumentar sua competitividade no mercado.

 

1 – Conheça sua concorrência

Como saber como se destacar, se você não sabe de quem precisa se destacar?

É preciso conhecer seus concorrentes, seus pontos fortes e fracos.

Isso é uma tarefa constante, afinal, assim como você está pensando nisso, outros empreendedores também estão, e por isso é preciso estar atento.

Conhecer seus concorrentes vai te mostrar onde é possível investir, e o que você consegue fazer melhor que eles.

 

2 – Conheça seu público

Entender a concorrência é fundamental, mas você já estudou se aqueles realmente são seus concorrentes?

  • Você sabe se o perfil de cliente ideal, compra naquela outra loja, ao invés de comprar na sua?
  • Você conhece e tem bem definido um público alvo?
  • Quais as reais necessidades dele?
  • Quais as expectativas dele com relação ao seu negócio?

Após ter tudo isso bem definido (lembrando que pode ser o caso de você rever se sua idealização de público alvo está realmente dentro da realidade) é hora de começar a trabalhar para falar com ele.

 

3 – Amplie suas estratégias de marketing

Ter uma estratégia bem definida, com ritmo, constância e qualidade na comunicação é fundamental para que você consiga alcançar bons resultados.

  • Analise suas redes sociais (se você ainda não tem, faça) e veja o que seus clientes estão interagindo mais.
  • Faça enquetes, pode perguntar mesmo, e conheça as opiniões e desejos dele.

E não deixe de estar sempre comunicando suas novidades, produtos, promoções… Essa, hoje em dia, é sua melhor forma de comunicação.

 

4 – Desenvolva novos produtos

Muito produto pode ser perdido em um hortifrúti.

E se você utilizar alguns produtos para criar novas opções de vendas?

Veja bem que não estamos falando em utilizar produtos estragados para vender para os seus clientes, além de perigoso, você pode ter problema com a Vigilância Sanitária.

Mas, por exemplo, se você comprou uma fruta que não está tendo tanta saída como se esperava, que tal vender ela em forma de suco?

Ou ainda, você pode vender produtos cortados e prontos para serem preparados.

Em tempos onde a praticidade tem sido a melhor estratégia de vendas, pense em como você pode facilitar a vida dos seus clientes.

E lembre-se de deixar esses produtos em destaque na sua loja.

 

5 –  Não tenha medo de tentar

Ser competitivo é uma tarefa constante, e não existe margem para o medo de tentar.

Arriscar faz parte do empreendedorismo, por isso, busque sempre novas ideias, e veja como elas podem ser adaptadas ao seu negócio.

Teste, se preciso for, reformule…

Você vai ver que as oportunidades de negócio estão em toda parte, quando você abrir sua mente para essas opções e deixar o medo de lado, vai ver que é possível ser competitivo, independente do seu mercado.

Com essas dicas simples, é possível começar a pensar em novas estratégias para se destacar e com isso aumentar suas vendas de maneira significativa.

Vamos deixar aqui alguns artigos que podem te ajudar com outras questões para otimizar o seu negócio: