Como reduzir custos para pequenas e novas empresas - Sennda Software

Agendar certificado digital

Blog

Como reduzir custos para pequenas e novas empresas


Como reduzir custos para pequenas e novas empresas

22jan2020


Reduzir custos da empresa, não deve ser uma medida apenas para horas de emergências. Se a empresa tem um boa estratégia para isso a longo prazo as chances de desenvolvimento aumentam substancialmente.

Para cada empresa isso pode significar uma coisa, mas de forma geral as pequenas e novas empresas precisam prestar bastante atenção nesse detalhe para não se surpreender negativamente em algum momento e até precisar fechar as portas.

Se dinheiro não é o seu problema, talvez esse artigo não seja para você, mas como a maioria dos empreendedores no Brasil luta todos os dias para manter as portas abertas e realizar seu sonho do negócio próprio pode ser o caso.

 

Antes de inovar pense no básico

Não vai adiantar muito você tomar grandes medidas para reduzir os custos da sua empresa, se certas ações mais básicas não forem tomadas.

Conscientize sua equipe

Então o primeiro passo a ser tomado é a de conscientização da equipe de forma geral. Você não vai conseguir monitorar todas as atividades da empresa o tempo todo, mas uma equipe consciente dos pequenos gestos podem trazer grande economia para sua empresa.

Algumas empresas aplicam o uso de placas de sinalização dentro dos locais reservados aos colaboradores para lembrar de atitudes simples como “Apague as luzes quando sair”, “Lembre-se de desligar o ar condicionado quando for almoçar/ir embora”….

Uma boa estratégia, que acaba reduzindo não apenas os gastos, mas também ajuda na preservação do meio ambiente é o estímulo ao uso de copos reutilizáveis para consumo de água, ao invés de copos descartáveis.

Algumas empresas, por exemplo, optam por dar para cada funcionário garrafas personalizadas para que eles tomem água ao longo do dia. Pode parecer um gasto grande a princípio, mas a longo prazo você vai ver que a necessidade de compra de copos vai fazer uma diferença no seu orçamento.

Reavalie seus fornecedores

Já falamos aqui sobre a importância de saber negociar com fornecedores, mas reavaliar preços, prazos e formas de pagamento são ações eficientes para reduzir custos também.

Sua margem de lucro pode ser melhorada apenas conhecendo as opções que outros fornecedores podem oferecer por um preço mais competitivo.

Troque as lâmpadas!

Sim, as lâmpadas correspondem a uma grande parte da conta de luz da sua empresa, se seu estabelecimento possui uma grande quantidade de lâmpadas, deve-se pensar em trocá-las por LED por exemplo.

É um investimento que pode ser feito aos poucos, mas que no final faz muita diferença a longo prazo.

Se a localização do seu negócio também for boa, que tal utilizar a luz natural para iluminar o ambiente. Utilize as luzes apenas nos lugares mais internos da sua empresa e nas áreas onde é possível utilizar luz natural aproveite!

 

Utilize a tecnologia a seu favor

Muitas empresas ainda preferem o gerenciamento e organização em papel, mas essa prática pode ser desestimulada com ações simples, como utilização de softwares de gerenciamento de negócios.

Arquivos podem ser compartilhados na nuvem, e com isso economizar tempo e facilitar a vida e o acesso as informações em qualquer lugar que se faça necessário.

 

Analise os prestadores de serviço

Telefonia, internet… Alguns serviços que sua empresa usa podem ser facilmente negociados com os prestadores de serviço, e com isso você pode economizar bastante.

Claro que cada empresa entende a sua real necessidade e sabe quais serviços são indispensáveis para o bom funcionamento, mas existem opções que podem ser melhores e mais em conta do que as que você tem no momento.

 

Terceirize atividades que não são o ramo da sua empresa

Atividades simples como contabilidade, serviços de TI e manutenção, limpeza, são atividades que podem ser revistas dentro da sua empresa para economizar mais.

Dependendo do seu tamanho e ramo por exemplo, é possível rever seu enquadramento e economizar bastante com isso. Consulte seu contador e vejas as opções que você tem e pode utilizar.

Até a própria contabilidade pode ser revista, existem diversas opções para que esse serviço tão importante para a empresa tenha menores custos, por exemplo.

 

Essas são soluções simples que podem ajudar muito na hora de reduzir custos na sua empresa.

Antes de fazer ideias inovadoras, que tal começar com as pequenas e ir mudando tudo aos poucos?

Com o tempo essa economia vai gerar mais renda para que você possa expandir seu negócio e conquistar seus sonhos mais rápido!

A Sennda Software possui o sistema ideal para gestão da sua empresa e trabalha com vários tipos de certificados digitais, clique aqui e confira!