Empreendendo em qualquer idade - Sennda Software

Agendar certificado digital

Blog

Empreendendo em qualquer idade


22ago2019


Começando ou concluindo a faculdade? Após alguns anos de carreira e experiência? Quando já possui uma carreira consolidada? Após a aposentadoria?

Na sua opinião, qual o momento certo para começar a tirar a ideia do papel?

Segundo pesquisas os brasileiros entre 25 e 34 anos são mais empreendedores, mas os de 18 a 24 anos tem aumentado o interesse pelo empreendedorismo.

 

Independente da idade o empreendedor precisa de algumas características básicas:

  • Ser apaixonado pelo que faz – Seja o que for, a paixão pelo seu negócio é o que vai motivar o empreendedor a ir mais longe.
  • Ter capacidade de criar ou reformular um negócio já existente – as vezes tudo o que é preciso é a reformulação de alguma ideia que você já exerce.
  • Não ter medo – Sempre há chances de pequenos fracassos pelo caminho do sucesso, mas é preciso coragem e determinação para aprender com os erros e seguir em frente sem desistir.

 

Ainda na universidade

Para muitos a faculdade tem relação com essa hora, já que é o momento onde a criatividade está no auge

A universidade apresenta um mundo de opções em todas as áreas do conhecimento, e muitos jovens conseguem transformar esse aprendizado em algo concreto, e com isso retirar a sua ideia do papel.

Apesar da inexperiência, é possível aproveitar todo o conhecimento tecnológico dessa geração para alavancar sua ideia e começar um novo negócio e sucesso, e com isso colher os resultados mais cedo.

 

No auge da carreira

Para outras pessoas, a experiência e o network adquirido ao longo de uma carreira consolidada tem mais a oferecer.

Muitas pessoas, mesmo após uma carreira consolidada e, em alguns casos, com empresas estruturadas, ainda investem em novos negócios e começam novas jornadas.

Saber sentir o mercado está dentro das características mais fortes de pessoas que se enquadram dentro dessa categoria.

Já que a vivência com a profissão dá uma visão mais ampla das necessidades a serem exploradas.

 

Após a aposentadoria

Um caminho que alguns brasileiros da terceira idade tem escolhido  para ter uma vida mais ativa após a aposentadoria.

Essas pessoas mantém a economia ativa, e em geral sofrem menos com alguns erros que já viram ao longo do tempo com sua experiência de vida. O que torna a jornada emrpeendedora muito mais simples.

Nesses casos dois fatores podem estar diretamente envolvidos:

  • Oportunidade: Por ser um momento de maior tranquilidade, segurança e conhecimento para se fazer o que se gosta e sabe fazer, muitos aproveitam esse momento para realizar um sonho que nunca tiveram a oportunidade de tirar do papel.
  • Necessidade: Para muitos a aposentadoria é um momento delicado economicamente, já que é comum a necessidade de muitos brasileiros complementarem a sua renda para continuar com uma vida mais confortável, para si mesmo e sua família.

 

Independente da idade, aqui vão algumas dicas para te ajudar nesse processo:

  • Busque ajuda: Independente do momento em que o empreendedor se encontra, sempre é possível minimizar alguns erros com a ajuda correta. Seja através de pessoas com mais conhecimento empresarial, ou mais conhecimentos de tecnologia, toda ajuda é bem vinda.
  • Invista em capacitação: Não existe ninguém que já tenha adquirido todo o conhecimento do mundo ao ponto de não ter mais nada a aprender. E entender isso é um passo muito importante na vida de qualquer pessoa.
  • Inove: Analise o mercado, veja como você pode ajudar a vida de outras pessoas. Busque problemas que você mesmo encontra e desenvolva soluções para resolver esses mesmos problemas. Não tenha medo, pode ser que o seu problema, seja o mesmo de milhares de pessoas e você pode lucrar muito com isso.
  • Se dedique: Apesar de qualquer coisa, você precisa se dedicar ao seu negócio. Determinação para não desistir diante de alguma adversidade e retirar de qualquer situação um aprendizado é o que vai fazer você ir mais longe.

 

Como podemos ver, a decisão de empreender não tem nada a ver com  a idade ou fase da vida. Ela depende exclusivamente da vontade de ser dono do próprio negócio.

Qualquer pessoa pode desenvolver as habilidades necessárias para começar o seu negócio em qualquer tempo.

 

A Sennda Software oferece as melhores soluções em software para gerir seu comércio.

Além de oferecer equipamentos de automação comercial que ajudarão na gestão do seu negócio.
Clique aqui e entre em contato conosco.