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Primeiros passos para contratação de funcionários


contratação de funcionários

31ago2020


Quando se trata de crescimento de uma empresa, uma etapa a ser planejada é a contratação de funcionários.

Afinal, por mais que a empresa seja familiar, ou pequena, a mão de obra tende a crescer a medida que as vendas aumentam.

Se você está nesse momento, onde percebe que já há uma necessidade de uma ajudinha para seu negócio decolar, entenda os primeiros passos para essa contratação, e tenha ideia de caminhos possíveis para alcançar esse objetivo.

 

Sua empresa está no momento ideal para a contratação de um funcionário?

A primeira pergunta que o empreendedor precisa se fazer é essa, afinal, há alguns gastos que envolvem contratar um colaborador para sua empresa.

Na hora de pensar em contratar alguém, pense primeiro na real necessidade dessa contratação.

  • Você domina o seu negócio a ponto de conseguir fazer tudo sozinho, ou com pouca ajuda no início?
  • Sua empresa está crescendo e você não consegue mais dar conta de atender as demandas comuns do dia a dia?
  • Você sente que está trabalhando muito, e não está conseguindo ter o tempo necessário para planejar os próximos passos para sua empresa?
  • Sua empresa depende diretamente do trabalho de outros colaboradores, como para entregas, por exemplo?

Essas são perguntas simples, mas totalmente necessárias nesse primeiro passo.

A contratação de uma pessoa, requer um estudo e domínio do que está acontecendo na sua empresa.

Muitos empreendedores acabam se enrolando nessas horas, e contratando pessoas sem a real necessidade apenas por falta de organização própria.

 

Faça um bom processo seletivo

Após a identificação da necessidade de uma contratação, agora é hora de começar a organizar esse momento, e encontrar mão de obra qualificada para a atividade que sua empresa precisa é um ponto crucial para ter sucesso na contratação.

Você pode começar anotando as funções que essa pessoa vai exercer na sua empresa.

Por exemplo, se for uma padaria, mercearia, por exemplo, e você precisa de uma pessoa para te ajudar nas vendas, pense nas funções que ela vai precisar exercer durante o trabalho.

  • Atendimento ao cliente de forma direta
  • Essa pessoa vai precisar servir mesas (caso for uma padaria ou lanchonete) ou ficará apenas no caixa?
  • Qual o nível de escolaridade necessária para essa função?
  • É uma função que depende de uma especialização (ex. padeiro)
  • É uma função que realmente exige experiência?

Uma coisa que você precisa entender de cara, é que pensar em contratar alguém para fazer diversas funções ao mesmo tempo, pode acabar gerando um desgaste com o passar do tempo, tanto para você como para a pessoa.

Por isso tenha em mente todas as tarefas que essa “mão a mais” vai poder contribuir para que sua empresa cresça.

E saiba qual o limite para a função que você está contratando.

 

Se precisar, busque ajuda especializada

Para encontrar uma pessoa qualificada para a função que você vai precisar, pode ser necessário ajuda especializada para esse processo seletivo.

Um profissional de Recursos Humanos (RH) pode te ajudar, seja de forma autônoma, ou através de repartições como o Sistema Nacional de Emprego (SINE).

Se você pretende por exemplo abrir uma padaria, e precisa do padeiro profissional, encontrar esse tipo de perfil sozinho pode não ser uma tarefa simples.

Então esses profissionais podem fazer essa ponte entre você e o funcionário.

 

Estude e acerte suas expectativas

Agora que você já começou a se planejar para a contratação de um funcionário, entenda que para que isso dê certo, você vai precisar estudar bastante (característica comum do empreendedor de sucesso), para que sua escolha seja o mais assertiva possível.

Erros podem acontecer, tanto na contratação, como nas expectativas.

Mas planejamento é essencial para começar o crescimento saudável do seu negócio.

Caso tenha alguma dúvida, deixa aqui nos comentários!